Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

12 Novembro de 2018 | 12h08 - Actualizado em 12 Novembro de 2018 | 16h23

Governo e Catoca estudam desassoreamento do rio Muanguês

Saurimo - Um estudos de viabilidade para o desassoreamento do rio Muanguês, onde sedimentos ameaçam cortar a ligação entre as províncias da Lunda Sul e Lunda Norte, foi apresentado pela Sociedade Mineira de Catoca.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

No encontro, o director-geral da Catoca, Benedito Paulo, sublinhou que a limpeza do rio passa, numa primeira fase, pela criação de rampas de apoio e suportes que permitirão a escavadora realizar o trabalho.

Explicou que a empreitada assenta ainda na construção de diques de contenção de areias e outros de engenharia para a lavagem do canal.

O estudo aconselhou o governo da Lunda Sul a plantar árvores da espécie bambu e eucalipto, com vista ao reforço dos solos.

Presente no acto, o governador da Lunda Sul, Daniel Neto, disse que pretende-se desassorear e aproveitar o rio Muanguês como reserva de água para abastecer o rio Chicapa, onde está a barragem hidroelétrica, que fornece energia e água potável à cidade de Saurimo e arredores.

Enalteceu a parceria da Catoca e pediu maior celeridade nos trabalhos para que se possa devolver a circulação de pessoas e mercadorias entre as províncias da Lunda Sul e Lunda Norte.

 

Leia também
  • 11/11/2018 09:19:52

    Circulação no troço Lunda Sul/Lunda Norte ameaçada

    Saurimo - A circulação no troço Lunda Sul/Lunda Norte, estrada nacional 180, pode estar condicionada nos próximos dias, fruto da incapacidade da passagem hidráulica sobre o rio muanguês e indícios de desabamento que a mesma apresenta.

  • 01/11/2018 11:16:19

    Degradação da via Mussende /Cangandala preocupa automobilistas

    Sumbe - Os automobilistas que circulam na estrada Mussende/Cangandala manifestaram-se hoje (quinta-feira) preocupados com o estado de degradação da via, por estar a criar constrangimentos à circulação.

  • 31/10/2018 13:40:02

    Ravina pode cortar estrada Cucumbi-sede do Cacolo

    Cacolo - O alastramento da ravina entre a comuna do Cucumbi e a sede municipal de Cacolo, província da Lunda Sul, pode cortar a estrada entre a duas localidades, o que faz a população solicitar a contenção urgente.