Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

02 Outubro de 2018 | 19h39 - Actualizado em 03 Outubro de 2018 | 17h32

Vice-governador defende manutenção periódica dos diques de protecção

Ondjiva - O vice-governador para o sector técnico e infraestrutura do Cunene, Feliciano Salomão Himulova, defendeu nesta terça-feira, a necessidade da manutenção periódica dos diques de protecção contra enchentes e das valas de drenagem de Ondjiva.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável que falava à margem da visita efectuada aos diques, disse ser primordial a manutenção dos diques de protecção e das valas de drenagem, para atenuar o efeito das cheias na cidade de Ondjiva.

Fez saber que o governo deu iniciou em 2017 do processo de recuperação dos diques dos bairros dos Castilhos, Pioneiro Zeca e Bangula, num processo que visa a requalificação e limpeza das valas de drenagem para evacuação das águas nas fontes de retenção.

Entretanto, a cidade de Ondjiva, dispõem desde 2011 de oito diques de protecção e 16 passagens hidráulicas que circundam a região, de modo a regular as principais linhas de água decorrentes da Bacia do Cuvelai e evitar situações de inundações a semelhança das cheias registadas em 2008, por quatro anos consecutivo.

As mesmas enchentes provocaram o desalojamento de mais de duas mil e 500 famílias, obrigando deste modo a criação de técnico para avaliação de infraestruturas destruídas pelas cheias em Ondjiva e Regulação da Bacia do Cuvelai, criado por despacho presidencial em Julho de 2009.

Leia também