Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

20 Novembro de 2019 | 16h58 - Actualizado em 20 Novembro de 2019 | 16h57

Consignada obra do centro de saúde de Mbanza Quitel

Luanda - Um acto de consignação da obra de construção de um centro de saúde de referência na aldeia de Mbanza Quitel, comuna de Cabíri, foi realizado hoje (Quarta-feira) pela administração do município de Icolo e Bengo, em Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A construção do centro avaliada em mais  de 497 milhões 321 mil Kwanzas enquadra-se no Programa Integrado de Intervenção Municipal (PIIM) e estará a cargo da empresa HCY construção civil e obras públicas LDA.

A obra, com duração de um ano, marca o início da entrega de empreitadas do Concurso Público por Prévia Qualificação realizado em Icolo e Bengo.

O administrador municipal de Icolo e Bengo, Miguel de Almeida, disse, em declarações à Angop, que esta obra precede outras sete, entre as quais duas escolas com 12 salas de aulas que deverão começar a ser construidas em 2020.

Segundo o administrador, a construção deste centro é de capital importância, pois vai acudir situações de saúde da população de Cabíri, pelo facto de existirem na comuna apenas cinco postos de saúde para atender mais de 40 mil pessoas.

O administrador comunal Cabíri, Manuel Domingos Luís, frisou que com a abertura  do centro em Banza Quitel será possível melhorar a qualidade sanitária e medicamentosa da população, inclusive poderá contar com o internamento e outros serviços de especialidade.

Segundo o responsável, em casos de doença grave a população percorre 27 a 20 quilómetros de distância entre Banza Quitel e Catete ou do Centro de Cabíri para o Hospital Municipal em Catete, para ter assistência médica.  

A comuna de Cabíri conta com 43 mil 922 habitantes que se dedicam, maioritariamente, a actividade agrícola, comercial e piscatória,  sendo 632 moradores residentes na aldeia de Mbanza Quitel.

Assuntos Obras   Província » Luanda  

Leia também
  • 15/11/2019 21:13:21

    Mussende: Governo vai criar grupos de trabalho para acompanhamento das obras do PIIM

    Luanza Sul: Doze grupos de trabalho, um para cada município, serão constituídos na província do Kwanza Sul para acompanhar e monitorar as obras, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios, informou, hoje, no município do Mussende, o governador provincial, Job Capapinha.

  • 13/11/2019 20:42:49

    Arrancaram obras do troço Cuito/Camacupa

    Cuito - As obras de aslfatagem do troço Cuito/Camacupa, no percurso de 82 quilómetros, paralisadas desde 2017, na Estrada Nacional 250, retomaram a semana passada, anunciou terça-feira, o governador provincial do Bié, Pereira Alfredo.

  • 08/11/2019 19:47:06

    Especialista destaca importância de ordenamento de território

    Luanda - Os instrumentos de ordenamento do território são fundamentais para a gestão e determinação da qualidade de vida e da economia de um país, segundo o director do Instituto Nacional e Desenvolvimento Urbano (INOTU), Álvaro David.