Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

13 Fevereiro de 2018 | 12h20 - Actualizado em 13 Fevereiro de 2018 | 12h19

Bié: Deficientes físicos do Cunene assistidos no Bié

Cuito - Vinte e sete deficientes e mutilados por vários incidentes da província do Cunene receberam o ano passado, 2017, assistência de especialidade no centro ortopédico da cidade do Cuito, província do Bié, informou hoje o director da instituição, Bértil Afonso Cassoma.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável sublinhou que destes cidadãos 20 já foram reabilitados, enquanto sete outros aguardam pela fabricação das próteses e muletas para facilitar a sua locomoção.

Ao longo do ano passado (2017) precisou, além do pessoal proveniente do Cunene, a instituição aplicou também próteses à 103 outros deficientes físicos desta região, reparou 144 próteses, fabricou e procedeu a entrega de 112 pares de muletas a igual número de beneficiários, bem como realizou de sete mil 544 sessões de fisioterapia.

Comparativamente ao período anterior, a produção daquele centro diminuiu para 70 porcento, devido a situação económico e financeira que o país atravessa.

Frequentam ainda o centro, segundo a fonte pessoas que apresentam fraturas ósseas, como consequência de acidentes de viação, deflagração de engenhos explosivos, acidentes Vasculares Celebras (AVC), osteoartrites, amputações e por sequelas deixadas pela poliomielite e deformidade congénitas.

 

Leia também
  • 06/02/2019 16:39:13

    Aldeia de Chiculungo ganha posto de saúde

    Nhârea - A população da aldeia de Chiculongo, na comuna da Gamba (município de Nhârea), cerca de 210 quilómetros a Norte da cidade do Cuito, província do Bié, ganhou, nesta quarta-feira, um posto de saúde com 12 camas.

  • 04/02/2019 06:38:08

    Uíge com serviço de tele-medicina

    Uíge - A província do Uíge vai ter, muito brevemente, alguns pontos de serviço de tele-medicina para assistir pacientes, atendendo a falta de médicos especialistas em certas áreas da medicina, anunciou domingo, nesta cidade, a ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta.

  • 31/01/2019 11:05:50

    Luanda intensifica luta contra vector da malária

    Luanda - O Governo Provincial de Luanda vai, de 5 a 28 de Fevereiro, intensificar a luta anti-vectorial da malária em todos os municípios da capital angolana, para reduzir o impacto da doença na população.

  • 30/01/2019 11:15:32

    Hospital do Soyo sem serviços de cardiologia e ortopedia

    Soyo - Os serviços de cardiologia e ortopedia no hospital municipal do Soyo, província do Zaire, encontram-se paralisados há mais de um ano por falta de médicos.