Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

05 Novembro de 2018 | 17h47 - Actualizado em 05 Novembro de 2018 | 17h47

Reduzem casos de sida em Muconda

Saurimo - Oito novos casos de infecção pelo vírus do VIH/Sida foram diagnosticados, de Janeiro até a presente data, do ano em curso, no município do Muconda (Lunda Sul), menos quatro em relação a igual período de 2017.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações hoje, segunda-feira, a responsável do Programa de Luta Contra Sida no Muconda, Claudete Maura, disse que durante o período em referência contabilizaram-se um total de 614 pessoas testadas em diferentes unidades sanitárias do município, menos 48 face a 2017.

Segundo a responsável, a redução de casos deve-se ao trabalho de mobilização e sensibilização, que os técnicos de saúde e outras organizações não-governamentais têm vindo a realizar nas escolas e igrejas, sobre o perigo que constitui a doença no seio das famílias e nas comunidades.

Fez saber que os casos foram registados, na sua maioria, na sede municipal, uma vez que a localidade é estratégica na ligação com a República Democrática do Congo (RDC), através da fronteira de Cassai-Sul.

Por outro lado, informou que para evitar a propagação das doenças como o VIH/Sida, malária e a anemia e de forma a aproximar os serviços de saúde nas comunidades, a instituição, através do Departamento da Saúde Pública, tem promovido consultas grátis, onde têm sido realizados vários testes e exames médicos.

O município de Muconda possui 36 mil e 585 habitantes distribuídos em 11 regedorias, 18 bairros, 12 povoações e 28 aldeias. É constituído por quatro comunas, nomeadamente, Muconda, Cassai Sul, Muriege e Chiluange.

É limitado a Norte pelo município de Saurimo, a Este pela República do Congo, a Sul pelos municípios de Luau e Luacano e a Oeste pelo município de Dala. Até 1975 teve a designação de Nova Chaves.

Leia também
  • 05/02/2019 19:40:51

    Saurimo ganha dois hospitais de referência

    Saurimo - As obras de construção do Hospital Geral e da Maternidade Provincial da Lunda Sul, infra-estruturas localizadas no município de Saurimo, poderão ser concluídas e inauguradas no segundo semestre deste ano.

  • 05/02/2019 18:39:07

    Mais de vinte e oito mil mulheres aderem ao planeamento familiar

    Lubango - Vinte oito mil e 264 novas mulheres em idade fértil aderiram ao Programa de Planeamento Familiar em 2018 nas diversas unidades hospitalares da província da Huíla, um aumento de treze mil e 57 pacientes em relação a 2017.

  • 05/02/2019 14:08:39

    Doenças à espreita nos mercados a céu aberto

    Luanda - Frequentados há mais de 20 anos, os mercados a céu aberto ganharam o "rótulo" de principal ponto de venda de produtos a retalho em Luanda, essencialmente os do ramo alimentar. Todos os dias, atraem milhares de clientes, em busca de diversidade e baixos preços.

  • 02/02/2019 23:37:11

    Município de Kimbele ganha hospital de referência

    O município de Kimbele que dista a 261 quilómetros da cidade do Uíge, sede capital da província, conta com um novo hospital de referência, inaugurado este sábado, pelo governador local Mpinda Simão.