Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

12 Julho de 2018 | 23h55 - Actualizado em 13 Julho de 2018 | 11h57

Estudantes abordam importância da iodização do sal

Luanda - Um ciclo de palestras sobre a iodização do sal decorre desde quinta-feira, nas escolas e institutos médios de Luanda, numa promoção do Gabinete Provincial da Agricultura, Pescas e Aquicultura.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi prestada pela directora da Comissão Provincial de Iodização do Sal, Maria do Céu, referindo que a iniciativa, aberta no Instituto Médio Politécnico de Cacuaco, tem como objectivo sensibilizar os alunos, de modo a levarem a mensagem às famílias, e não só, sobre o sal que deve ser usado na cozinha.

Acrescentou que o ciclo de palestra abrangerá as igrejas, mercados e centros materno-infantil.

Informou que o uso do sal importado é avaliado pelo laboratório do Ministério das Pescas e Mar, que autorização a sua comercialização e consumo.

“A nível da província de Luanda, nós temos inspectores por todos os municípios e foram distribuídos testes rápidos aos técnicos que estão a trabalhar na rede comercial, nos mercados, nos pontos de descarga e processamento do pescado. Brevemente, daremos as estatísticas do trabalho realizado”, argumentou.

Quanto ao sal produzido no país, disse que regista-se o desvio do mesmo aos mercados paralelos, sem o cumprimento da regra de iodização, e vendido a preços baixos nas comunidades “vulneráveis”.

Para contrapor este mal, informou que trabalham na sensibilização da população sobre as consequências deste produto, que afecta o desenvolvimento das crianças.

A primeira palestra deste ciclo teve como oradora Sílvia dos Santos, que falou do bócio, da infertilidade, dos nados-mortos, da impotência sexual, entre outras, como consequências do consumo do sal não iodizado.

Assuntos Debate   Província » Luanda  

Leia também
  • 30/06/2018 17:01:59

    Sala de nutrição do Sambizanga beneficia de bens alimentares

    Luanda - A sala de recuperação nutricional do centro de saúde do distrito urbano do Sambizanga, em Luanda, beneficiou neste sábado de bens alimentares como fuba, leite e açúcar, com vista a minimizar a carência registada nesta instituição pública de saúde, numa acção da Associação Jovens Unidos e Solidários.

  • 29/06/2018 14:53:58

    Sete crianças com má nutrição assistidas nos Cajueiros

    Cazenga - Sete crianças, dos zero aos cinco anos de idade, com má nutrição foram assistidas na área de pediatria do hospital geral dos Cajueiros, município do Cazenga, em Luanda, nas últimas 24 horas, disse a supervisora em serviço, Luzia Baptista.

  • 28/06/2018 12:30:58

    Activistas realizam campanha contra cólera no Dangereux

    Luanda - Os activistas de saúde pública encontram-se, desde terça-feira, a realizar campanhas de prevenção contra a cólera, realizando visitas domiciliares para sensibilizar as famílias da comunidade do Dangereux, município de Talatona, em Luanda, onde foi registada a morte de cinco pessoas em consequência da diarreia aguda.