Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

09 Agosto de 2018 | 12h46 - Actualizado em 09 Agosto de 2018 | 12h46

Incêndio destrói bloco operatório do hospital provincial do Zaire

Mbanza Kongo - Um incêndio de pequenas proporções deflagrou na madrugada desta quinta-feira no segundo bloco operatório do hospital provincial do Zaire, em Mbanza Kongo, tendo provocado danos consideráveis aos equipamentos instalados naquela unidade sanitária.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Vista lateral do banco de urgência do Hospital Provincial do Zaire

Foto: Pedro Moniz Vidal

De acordo com o director clínico do hospital provincial do Zaire, Pedro Almeida Gomes, em declarações hoje à Angop, o incêndio foi causado por um curto-circuito e consumiu parte considerável dos equipamentos ali montados.

“Hoje, por volta das 4 horas de madrugada, fomos surpreendidos por um incêndio que provocou danos enormes no segundo bloco operatório do hospital provincial, utilizado para as cirurgias infectadas. Perdemos a mesa de cirurgia, a máquina de anestesia, a lâmpada utilizada para o bloco, entre outros equipamentos”, explicou.

Segundo o responsável, os técnicos de saúde continuam a trabalhar para se determinar com a exactidão os prejuízos materiais provocados por este incêndio que ocorreu na maior unidade sanitária da província.

Disse que a reposição dos equipamentos danificados poderá levar algum tempo, a julgar pela conjuntura económica e financeira que o país vive actualmente.

“Como alternativa de momento, pensamos utilizar um pequeno anexo do bloco um para atendermos os casos mais graves, enquanto aguardamos a recuperação do bloco dois na sua totalidade”, referiu.

Acrescentou que, em média, eram atendidos, diariamente, dois pacientes no aludido bloco operatório, cujos trabalhos são assegurados por nove técnicos, entre os quais três expatriados.

O hospital provincial do Zaire tem uma capacidade de 149 camas e presta serviços nas áreas de pediatria, medicina geral, cirurgia, ortopedia, maternidade, obstetrícia, ginecologia, oftalmologia, cardiologia, urologia, estomatologia e fisioterapia.
 

     

Leia também
  • 09/08/2018 17:21:29

    Notificados três casos da doença do sono no Buela

    Soyo - Três casos da doença do sono foram diagnosticados na comuna do Buela, 30 quilómetros a Norte da sede municipal do Cuimba, província do Zaire, no âmbito de uma campanha de prospecção activa realizada nos últimos seis meses, pelo Instituto de Controlo e Combate às Tripanossomíases (ICCT).

  • 09/08/2018 13:20:52

    Redobradas medidas para eventual alastramento de ébola

    Mbanza Kongo - As autoridades sanitárias da província do Zaire reforçaram, nos últimos dias, a vigilância epidemiológica nos postos fronteiriços com a República Democrática do Congo (RDC), no sentido de se evitar eventual alastramento no território nacional do novo surto de ébola que se regista naquele país vizinho.

  • 08/08/2018 17:47:56

    Malária mata mais de 100 pessoas em seis meses

    Soyo - Cento e 27 mortes por malária foram registadas de Janeiro a Junho deste ano pelas autoridades sanitárias na província do Zaire, num universo de 81 mil e 607 casos desta doença notificados neste período, segundo deu a conhecer hoje, quarta-feira, no Soyo, fonte hospitalar.