Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

02 Novembro de 2019 | 19h20 - Actualizado em 04 Novembro de 2019 | 19h36

Morgue de Ondjiva carece de ampliação

Ondjiva - A morgue do Hospital Geral de Ondjiva, na província do Cunene, necessita de obras de ampliação e reabilitação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cunene: Vista Parcial do Hospital Geral de Ondjiva.

Foto: José Cachiva

Em declarações à ANGOP, o administrador do Hospital Geral de Ondjiva, José Alberto Manuel, informou que a morgue recebe em média diária cinco cadáveres. Possui seis gavetas e tem limitações para satisfazer a demanda.

Neste momento, disse, estão na morgue 12 cadáveres,  facto que contraria as normas sanitárias que exigem a acomodação de um corpo em cada gaveta.

Segundo o responsável, a incapacidade da morgue é ainda agravada pela demora da retirada dos cadáveres por parte de alguns familiares, que alegam falta de condições financeiras para a realização da cerimónia fúnebre, em tempo oportuno.

“ Há casos em que os corpos ficam três semanas na morgue, quando o tempo estipulado é de apenas dois dias”, lamentou o responsável.

José Manuel entende que a ampliação da morgue é uma das soluções imediatas para se inverter o quadro actual.

A morgue do Hospital Geral de Ondjiva foi construída em 2004.  

A província do Cunene conta com cinco morgues cada uma delas com capacidade de seis gavetas, nos municípios do Cuanhama, Ombadja, Cahama, Curoca, Namacunde, menos o Cuvelai.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 02/11/2019 16:15:25

    Reforçada estratégia de combate à malária na fronteira Angola/Namíbia

    Ondjiva- A organização "Trans Cunene Malária Initiative" (TKMI) e a congénere do Norte da Namíbia definiram, neste sábado, em Ondjiva, as estratégias para o reforço das acções de combate à malária nas aldeias ao longo da fronteira dos dois países.

  • 11/10/2019 15:42:01

    Casos de doenças mentais aumentam no Cunene

    Ondjiva - Dois mil e 500 pessoas com problemas mentais foram atendidos de Janeiro a Setembro deste ano no Hospital Geral de Ondjiva, província do Cunene, o que representa um aumento de 500 casos em relação ao igual período de 2018.

  • 04/10/2019 14:59:46

    Hospital Municipal do Cuanhama abre este ano

    Ondjiva - O Governo Angolano já disponibilizou verbas para a aquisição de equipamentos e apetrecho do Hospital Municipal da Canhama, província do Cunene, que há cinco anos aguarda por inauguração.