Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

05 Dezembro de 2019 | 12h32 - Actualizado em 05 Dezembro de 2019 | 12h30

ADPP implementa projecto sobre prevenção do HIV/Sida

Ondjiva - Cinco mil e 25 estudantes do I ciclo foram esclarecidos sobre a transmissão, prevenção do VIH e educação sexual, através de um projecto de educação de saúde da Associação de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), na província do Cunene.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Retrato de estudantes (Arquivo)

Foto: Alberto Juliao

O projecto foi implementado nos municípios do Cuanhama e Namacunde, nos meses de Dezembro de 2018 a Novembro de 2019, e financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).  

O coordenador do projecto no Cunene, Aurélio Manuel Hóssi, em declarações hoje (quinta-feira) à Angop, fez saber ser objectivo do projecto sensibilizar cinco mil meninas, mas o número foi ultrapassado fruto do empenho dos 34 activistas voluntários envolvidos nas acções de educação de prevenção da doença.

O projecto permitiu prestar assistência psicológica sobre a importância do tratamento da doença, alimentação adequada às 780 pessoas portadoras do vírus da Sida cadastrados, onde consta 308 gestantes, das quais oito tiveram bebés por via do corte vertical.

“As pessoas vivendo com a doença são acompanhados a partir de casa até as sete unidades sanitárias indicadas para o seu tratamento, bem como são motivadas a viverem de forma normal, desde que cumpram com a orientação médica”, referiu.

Aurélio Manuel Hóssi sublinhou que o início da segunda fase do projecto comunitário de prevenção do VIH/Sida, está previsto para Janeiro de 2020.

Segundo dados do Gabinete da Saúde no Cunene, mil e 43 casos positivos de HIV/Sida, dos 28 mil e 465 testes realizados, foram diagnosticados nos meses de Janeiro a Setembro deste ano, menos 358 casos em relação a igual período anterior.

No mesmo período, 122 pessoas morreram com a doença, menos 19 óbitos, 274 abandonaram o tratamento, 850 pessoas foram inseridas no programa de tratamento o que completa actualmente 14 mil e 736 em acompanhamento.

A província do Cunene controla 146 unidades sanitárias, 90 médicos e mil e 86 técnicos de saúde, que prestam assistência a um milhão, 157 mil e 491 habitantes.

O Cunene apresenta a maior taxa de prevalência do HIV/Sida de Angola fixada em 6.1%, seguida do Cuando Cubango, com 5%, e do Moxico, com 4%, enquanto o Zaire possui a menor taxa cifrada em 0,5%.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 22/11/2019 12:55:36

    Cunene necessita de técnicos de arritmologia

    Ondjiva - A falta de técnicos especialistas em arritmologia no Hospital Geral de Ondjiva, província do Cunene, está a condicionar a entrada em funcionamento do aparelho desfibrilador, que serve para reanimar doentes em paragem cardíaca.

  • 02/11/2019 19:20:10

    Morgue de Ondjiva carece de ampliação

    Ondjiva - A morgue do Hospital Geral de Ondjiva, na província do Cunene, necessita de obras de ampliação e reabilitação.

  • 02/11/2019 16:15:25

    Reforçada estratégia de combate à malária na fronteira Angola/Namíbia

    Ondjiva- A organização "Trans Cunene Malária Initiative" (TKMI) e a congénere do Norte da Namíbia definiram, neste sábado, em Ondjiva, as estratégias para o reforço das acções de combate à malária nas aldeias ao longo da fronteira dos dois países.