Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

12 Julho de 2019 | 13h06 - Actualizado em 12 Julho de 2019 | 13h06

Vacinação abrange mais de cem mil crianças na Lunda Sul

Saurimo - Cento e 21 mil crianças menores de cinco anos de idade deverão ser imunizadas durante a campanha de vacinação contra a poliomielite, aberta hoje (sexta-feira), em Saurimo, província da Lunda Sul.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Para o efeito, estão disponíveis 200 mil doses de vacina que serão administradas por 269 brigadas, compostas por 807 pessoas, entre vacinadores, supervisores, logísticos, coordenadores de bairros, que durante três dias vão percorrer a comuna do Sombo, Mona-Quimbundo e o município sede Saurimo.

A campanha será feita porta-a-porta, em postos fixos e em locais de grande concentração de pessoas (mercados, igrejas e nos centros infantis).

Em declarações à imprensa, a coordenadora da campanha de vacinação da província da Lunda Sul, Joana Admiro, explicou que a prevenção da vacinação deve-se ao facto de surgirem dois casos da doença na vizinha província da Lunda Norte, tendo solicitado mais envolvimento das famílias na disseminação de informações, que visam incentivar as pessoas a aderir a campanha.

Exortou igualmente ao envolvimento das igrejas e das autoridades tradicionais na sensibilização e mobilização das comunidades, para aderirem a campanha, sendo a imunização principal via de prevenção da doença.

A Poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contacto directo com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.

Leia também
  • 11/07/2019 17:16:53

    Saúde cria bancos de sangue nos hospitais municipais

    Lubango - O gabinete provincial da saúde da Huíla instalou, este mês, bancos de sangue nos hospitais municipais de Quilengues e Matala, um projecto que deve chegar a todas unidades de referência de municípios até ao final do ano.

  • 10/07/2019 17:20:59

    Bastonária pede reforço da medicina preventiva

    Cuito - A bastonária da Ordem dos Médicos de Angola (ORMED), Elisa Gaspar, solicitou à classe, hoje, quarta-feira, na cidade do Cuito, província do Bié, o reforço da medicina preventiva, de forma a diminuir o contágio de certas doenças.

  • 10/07/2019 16:56:07

    Seis pessoas morrem por consumo de carne contaminada

    Lubango - Pelo menos seis pessoas morreram e 12 estão internadas, desde Maio último até a presente data, na comuna do Mulondo, município da Matala (província da Huíla), pelo consumo de carne bovina contaminada por carbúnculo hemático.