Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

20 Agosto de 2019 | 01h20 - Actualizado em 20 Agosto de 2019 | 01h20

Notificados 232 casos de Vih/Sida durante o 1º semestre

Mbanza Kongo - Duzentos e 32 novos casos de Vih/Sida foram diagnosticados de Janeiro a Junho deste ano pelas autoridades sanitárias da província do Zaire, verificando-se uma redução de 24 casos em relação ao primeiro semestre de 2018.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Simbolo da Luta contra o VIH-SIDA

Foto: Divulgação

De acordo com o ponto focal do programa de luta contra esta doença, Manuel Kai, em declarações hoje à Angop, um universo de 20 mil e 827 pessoas foram testadas, contra as 19 mil e 911 no ano anterior, resultando em seis óbitos.

O município do Soyo, com 99 novos casos positivos lidera a lista, seguido de Mbanza Kongo, com 88. O município do Tomboco, situado a 150 quilómetros da sede provincial notificou o menor número de casos, oito.

As 21 unidades de aconselhamento e testagem voluntária disponíveis na região efectuaram uma média de 991 testes por semana, segundo a fonte, para quem as mulheres grávidas nas faixas etárias dos 20 aos 39 anos são as que mais acorreram aos exames.

Actualmente, disse, a província controla cerca de mil pacientes portadores de Vih/Sida, distribuídos pelos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Tomboco, Nzeto e Nóqui.

O responsável advogou a necessidade da extensão dos serviços de aconselhamento, testagem voluntária e tratamento desta pandemia às restantes 76 unidades sanitárias da região em falta, de modo a impedir a deslocação de pacientes para outras localidades.

Quanto ao tratamento, o ponto focal disse que a região recebe trimestralmente quantidades consideráveis de anti-retrovirais, estando em acompanhamento médico 164 pacientes.

Com uma população estimada em 594 mil e 428 habitantes distribuídos em seis municípios e 25 comunas, a província do Zaire, detém uma das mais baixas taxas de prevalência desta doença (0,5%) a nível do país.

Assuntos Província » Zaire   VIH/Sida  

Leia também
  • 05/08/2019 14:57:06

    Executivo expande serviços de corte vertical no país

    Cuito - O Executivo prevê, a curto prazo, implementar, em todas as unidades sanitárias do país, os serviços de corte vertical, para evitar o contágio do vírus do VIH/Sida da mãe para o bebé, informou, no Cuito (Bié), a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

  • 02/08/2019 17:33:26

    Responsável quer divulgação da campanha "Nascer Livre para Brilhar"

    Mbanza Kongo - A coordenadora da campanha "Nascer Livre para Brilhar" na província do Zaire, Maria José Júlia, pediu, nesta sexta-feira, em Mbanza Kongo, maior divulgação das mensagens centrais desta iniciativa pela comunicação social na região.

  • 31/07/2019 11:55:35

    Atendidos mais de 800 pacientes na Feira da Saúde

    Mbanza Kongo - Oitocentos e sete pacientes, entre adultos e crianças, foram atendidos na Feira da Saúde realizada na cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, numa promoção da Unitel.