Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

30 Setembro de 2019 | 14h30 - Actualizado em 30 Setembro de 2019 | 20h33

Centro Ortopédico produz 80 próteses/mês

Luanda - O Centro Ortopédico de Reabilitação Polivalente Dr. António Agostinho Neto, situado no município de Viana, província de Luanda, vai produzir entre 75 a 80 próteses/mês e 200 órteses, numa primeira fase.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Centro Ortopédico de Viana

Foto: Francisco Miúdo

Numa segunda fase, o centro aumentará a produção mensal para mais de 250 unidades, número aceitável pela sua qualidade.

A instituição, reabilitada e ampliada, foi inaugurada esta segunda-feira pelo Presidente da República, João Lourenço. Possui serviços de consultas externas nas especialidades de clínica geral, medicina interna, ortopedia, neurologia infantil/adulto, psicologia, urologia, estomatologia, fisiatria e fisioterapia, com ginásios para adultos e crianças.

Possui, igualmente, uma fábrica de órteses (dispositivos ortopédicos de uso provisório) e próteses. A instituição é de terceiro nível assistencial e conta com 296 funcionários, incluindo 31 novos técnicos de saúde, admitidos no concurso público de 2018.

À margem da cerimónia de inauguração, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse à imprensa que o centro possui os melhores serviços de fisioterapia, com equipamentos tecnológicos de ponta, cuja manutenção está garantida.

A governante referiu que estão também garantidos o fornecimento de material, enquadrados num pacote especial, no qual estão a trabalhar.

A segunda fase do projecto incluiu a construção, ampliação e apetrechamento dos serviços de fisioterapia com novas valências, bem como os de radiologia, construção e apetrechamento da oficina de ortoprotesia e um edifício para administração.

O Centro Ortopédico oferece, igualmente, os serviços de apoio ao diagnóstico e terapêutica, designadamente laboratório, oficinas de próteses e farmácia.

A instituição, que antes se designava Centro Ortopédico de Viana denomina-se agora Centro Ortopédico e de Reabilitação Polivalente Dr. António Agostinho Neto.  As obras de reabilitação e ampliação duraram quatro meses.

Segundo o Presidente da República, João Lourenço, esta nova designação do Centro Ortopédico e de Reabilitação Polivalente Dr. António Agostinho Neto representa uma merecida homenagem ao Fundador da Nação (médico de profissão), que coincide com o último dia do mês (Setembro) dedicado ao Herói Nacional. 

Utilidade das órteses e próteses   

Segundo definição clássica, órtese é um aparelho destinado a suprir ou corrigir a alteração morfológica de um órgão, de um membro ou de um segmento de um membro, ou a deficiência de uma função.

A prótese serve para substituir um órgão, um membro ou parte do membro destruído ou gravemente acometido.

As órteses são dispositivos prescritos por um médico em caso de acidentes, doenças do sistema locomotor ou sistemas de sustentação e promovem a recuperação.

Ajudam as pessoas a aumentar a sua mobilidade. Podem estabilizar, imobilizar, aliviar o corpo ou membros afectados ou fornecer orientação fisiológica correcta. Em caso de deficiências permanentes, as órteses ajudam a manter as funções e prevenir ou reduzir a dor.

Assuntos Angola  

Leia também