Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

11 Outubro de 2019 | 15h42 - Actualizado em 11 Outubro de 2019 | 15h41

Casos de doenças mentais aumentam no Cunene

Ondjiva - Dois mil e 500 pessoas com problemas mentais foram atendidos de Janeiro a Setembro deste ano no Hospital Geral de Ondjiva, província do Cunene, o que representa um aumento de 500 casos em relação ao igual período de 2018.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cunene: Hospital Geral de Ondjiva

Foto: José Cachiva

Em declarações hoje (sexta-feira) à ANGOP, o responsável da área no Hospital Geral de Ondjiva, Erislande Durão Perez, explicou que os casos aumentam diariamente por ansiedade excessiva, violência psicológica, violência física, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e drogas.

O também médico psiquiátrico disse que a doença mental apresenta como sintomas alterações de pensamento, emoções e comportamento anormais e a sua cura depende do tipo, do nível ou estado do paciente, do meio em que se desenvolve, desde que o tratamento seja adequado e houver apoio familiar.

Como medidas preventivas tem sido promovidas palestras e a distribuição de panfletos a nível das escolas I e II ciclo do ensino secundário e nos mercados paralelos com o objectivo de esclarecer à população sobre as causas e principais sintomas da doença do fórum mental.

O Hospital Geral de Ondjiva, com 250 camas, conta também com 270 enfermeiros, que atendem uma média diária de 600 a 700 cidadãos.

A província do Cunene conta com 146 hospitalares.

Leia também
  • 04/10/2019 14:59:46

    Hospital Municipal do Cuanhama abre este ano

    Ondjiva - O Governo Angolano já disponibilizou verbas para a aquisição de equipamentos e apetrecho do Hospital Municipal da Canhama, província do Cunene, que há cinco anos aguarda por inauguração.

  • 01/10/2019 17:42:09

    Dez novos médicos iniciam funções no Cunene

    Ondjiva - Dez médicos de clínica geral, 127 enfermeiros e 13 técnicos de diagnóstico terapêutico, admitidos no concurso público de 2018, reforçaram as unidades sanitárias do Cunene, com a entrega hoje, terça-feira, em Ondjiva, das guias de colocação.

  • 30/09/2019 15:37:23

    Casos de malnutrição aumentam no Cunene

    Ondjiva - Dois mil e 848 novos casos de malnutrição severa e moderada em crianças menores de cinco anos de idade foram registados de Janeiro a Agosto deste ano, na província do Cunene, mais 288 casos em relação a igual período anterior.