Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

25 Fevereiro de 2020 | 01h39 - Actualizado em 26 Fevereiro de 2020 | 11h08

Bié com 51 casos de conjuntivite hemorrágica viral

Cuito - Cinquenta e um pacientes infectados com conjuntivite hemorrágica viral foram diagnosticados de 1 de Fevereiro deste ano à presente data, no Hospital Provincial do Bié.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi prestada pelo chefe do Departamento de Saúde Publica e Controlo das Grande Endemias, Isaías Cambissa, em declarações (segunda-feira) à Angop, na cidade do Cuito (Bié).

O responsável sublinhou que a maioria dos pacientes com a enfermidade teve conctato com pessoas vindas das províncias de Benguela, Luanda e Huambo. 

Para contrapor a situação, e sobretudo pelo facto de não ter um tratamento específico depois de diagnosticada a doença, uma das medidas tem sido isolar o doente, higienizar o globo ocular, lavar sempre as mãos com água e utilizar soro fisiológico gelado e compressas quatro vezes ao dia sobre as pálpebras.

Para atenuar a sintomatologia (dores) ao enfermo, prescreve-se ainda um analgésico em gotas (Diclofenac e outros).

Segundo a fonte, é a primeira vez que se diagnosticam casos do género na província do Bié, tendo aconselhado as famílias, para que, em situação de sinais da doença, acorram à unidade de saúde mais próxima, visando receber cuidados médicos especializados e evitar que outras pessoas na comunidade possam ser contaminadas.

A conjuntivite viral é uma infecção da conjuntiva aguda altamente contagiosa, geralmente causada por adenovírus, cujo período de incubação varia de cinco a 12 dias. Posteriormente, aparecem os sintomas oculares, que incluem dor, irritação, fotofobia e secreção aquosa, bem como olhos avermelhados, febres e dor de cabeça.

A doença é transmitida em contacto directo com as secreções de pessoas infectadas, através de toalhas de uso comum, em casas de banhos e em locais de maior aglomeração de pessoas.

Assuntos Doença   Província » Bié  

Leia também
  • 11/02/2020 16:36:52

    Angola recebe 140 mil vacinas contra raiva

    Luanda - O Ministério da Agricultura e Florestas recebeu hoje (terça-feira), em Luanda, uma doação de 140 mil doses de vacinas para combater a raiva animal no país, numa iniciativa da Organização Mundial da Saúde Animal (OIA).

  • 05/02/2020 15:57:47

    CATV regista mais de mil novos casos de VIH/SIDA no Bié

    Cuito - O Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV) da província do Bié notificou, em 2019, mil e 435 novos casos de VIH/SIDA, mais 159 registos em relação a 2018, resultante de 57.841 testes efectuados a gestantes, adultos e crianças.

  • 30/01/2020 16:03:58

    Quadro clínico de paciente chinês é estável

    Luanda - O Ministério da Saúde assegurou nesta quinta-feira, em Luanda, que o quadro clínico do cidadão chinês, suspeito de contrair coronavírus, é estável.