Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

06 Abril de 2020 | 17h52 - Actualizado em 06 Abril de 2020 | 18h11

Covid-19: Trinta e quatro cidadãos livres da quarentena no Huambo

Huambo - Trinta e quatro cidadãos, dos 40 inicialmente em quarentena, nesta região, alegadamente por se terem deslocado a países com grande incidência do Covid-19 ou de terem estado em contacto com pessoas provenientes de zonas críticas, encontram-se já livres da quarentena domiciliar.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Pormenor da cidade do Huambo

Foto: Cedida

Estes dados foram tornados públicos esta segunda-feira pelas autoridades de saúde da província, acrescentando que os mesmos foram liberados depois de, durante a fase de acompanhamento, não se ter verificado sintomas da doença.

Apesar disso, de acordo com o também porta-voz da Comissão Multissectorial de Prevenção a esta pandemia nesta região, Lucas Nhamba, que falava à margem de um encontro com os administradores municipais, referiu que o grupo de seis (6) aguarda ainda os resultados e, por este motivo, encontra-se em quarentena.

Estes, prosseguiu, ao contrário dos restantes  foram submetidos a testes por apresentarem sintomas leves do fórum respiratório, com o objectivo de se confirmar se são portadores do coronavírus ou não.

Lucas António Nhamba informou que os resultados das amostras biológicas colhidas e enviadas para o laboratório nacional, na semana passada, poderão estar prontos dentro de dois dias.

Em função desta realidade, considerou estável a situação epidemiológica da província, adiantando, no entanto, que as autoridades locais continuam a trabalhar para a criação de condições com vista ao atendimento de possíveis casos que vierem a surgir.

Por isso, apelou a população à calma, pois que os cidadãos que estão a ser liberados das quarentenas, depois do cumprimento do período exigido sem manifestação de algum sintoma, não constituem perigo à saúde pública, segundo perspectivas científicas.

O encontro, com os administradores municipais da província, visou a concertação de ideias e orientações para a padronização de critérios de actuação no âmbito das medidas preventivas, tendo em conta o período de emergência que o país vive, com realce para a necessidade do envolvimento de todos os actores sociais nas acções de combate ao novo coronavírus. 

Durante o mesmo, os membros da comissão, coordenada pela governadora da província, Joana Lina, orientaram os administradores municipais no sentido de trabalharem já, dentro das suas possibilidades financeiras, na aquisição de materiais de atendimento aos casos positivos que eventualmente venham a surgir.

Assuntos Província » Huambo   Saúde  

Leia também
  • 06/04/2020 18:08:33

    Covid-19: Tribunal condena 18 cidadãos por desobediência no Huambo

    Huambo - O Tribunal da província do Huambo condenou, esta segunda-feira, um total de 18 cidadãos com diversas penas correcionais, por crimes de desobediência ao Estado de Emergência Nacional, decretado pelo Presidente da República, João Lourenço.

  • 06/04/2020 17:45:46

    Covid-19: Fábrica de álcool em gel na Catumbela reforça produção

    Lobito - A fábrica de detergentes Huilux do município da Catumbela, em Benguela, produz diariamente doze toneladas de desinfectantes para as mãos e superfícies contaminadas, resultantes do aumento da produção para atender à demanda face à prevenção do novo coronavírus (Covid-19).

  • 06/04/2020 17:21:03

    COVID-19: Moradores querem suspensão de elevadores no Dundo

    Dundo - As comissões de moradores da Centralidade do Mussengue, na Lunda Norte, sugeriram a administração local, a suspender, enquanto durar o Estado de Emergência, os elevadores, no âmbito das medidas de prevenção e contenção da proliferação do novo Coronavírus (Covid-19).