Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

06 Junho de 2020 | 17h29 - Actualizado em 06 Junho de 2020 | 17h29

Mais de 300 cidadãos beneficiam de assistência médica no Lucusse

Lucusse - Trezentos e 60 habitantes da comuna do Lucusse, província do Moxico, beneficiaram hoje, sábado, de assistência médica e medicamentos, numa iniciativa da Brigada Móvel de Saúde.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moxico: População benefecia assistência médica na Comuna do Lucusse

Foto: Laite Tito

Organizada pelo gabinete provincial da Saúde, a acção abrangeu crianças, jovens e adultos, submetidos a consultas de medicina geral, pediatria, vacinação, desparasitação, testes de malária, HIV/ Sida, dengue, entre outras patologias.

No decorrer das consultas, a Brigada Móvel de Saúde distribuiu mosquiteiros, bem como transmitiu informações sobre a educação dos cuidados primários de saúde.  

Na área de pediatria, 60 crianças, das 115 atendidas, foram diagnosticadas com malária, doenças respiratórias agudas (31), intestinais (sete), entre outras patologias.

Dos 245 adultos assistidos, 47 foram diagnosticados com malária, 14 com hipertensão arterial, gastrite (sete) e três casos positivos de HIV/Sida.

A consulta comunitária possibilitou também diagnosticar 13 casos de alergia e dois de cataratas, entre 28 pacientes submetidos a consultas de oftalmologia.

Para além da entrega de 49 mosquiteiros, a Brigada Móvel de Saúde realizou também uma campanha de pulverização na sede comunal do Lucusse e zonas periféricas.  

Participaram nas consultas 37 profissionais de saúde, dos quais 26 enfermeiros e técnicos de enfermagem, 10 médicos, um psicólogo e supervisores de diferentes programas de patologias.

Na ocasião, o director provincial da Saúde, Sebastião Henriques Ramalho, disse que acções do género serão realizadas em outras localidades que carecem da assistência médica e medicamentosa.

Constam do programa da brigada móvel a promoção da saúde, fornecer informação, prevenção, educação e opções de tratamento para a maioria da população que vive distante das unidades sanitárias.

Localizada a 133 quilómetros a sul da cidade do Luena, a comuna do Lucusse tem 19 mil e 331 habitantes, na sua maioria camponeses.

Assuntos Província » Moxico   Saúde  

Leia também
  • 06/06/2020 17:09:33

    Técnicos do PAV concluem formação sobre novas formas de vacinação

    Malanje - Vinte técnicos do Programa Alargado de Vacinação (PAV) terminaram hoje (sábado) um seminário sobre novas formas de vacinação de crianças menores de um ano, promovida pela Direcção Municipal da Saúde de Malanje.

  • 06/06/2020 15:06:32

    Centro de Rastreio humaniza serviços

    Luanda - O Centro de Rastreio e Tratamento da Covid-19, localizado no município de Viana, em Luanda, está adaptado para oferecer atendimento diferenciado e humanizado, afirmou, este sábado, o Presidente do Conselho de Administração da Sonangol.

  • 05/06/2020 21:48:57

    Covid-19: Mais de 70 mil cidadãos livres da quarentena

    Luanda - Setenta mil e 469 cidadãos suspeitos da covid-19 foram liberados das quarentenas institucional (3.447) e domiciliar (67.022), desde que se instituiu o confinamento obrigatório no país, em Março último, até a presente data, no quadro do combate à covid-19.