Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

04 Junho de 2020 | 21h48 - Actualizado em 04 Junho de 2020 | 21h47

Sanatório do Bié com mais de 600 casos de tuberculose

Cuito - Setecentos e trinta e um novos doentes com tuberculose foram diagnosticados, de Janeiro a Maio deste ano, no Hospital Sanatório do Bié, menos sessenta e sete em relação a igual período anterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à ANGOP, nesta quinta-feira, a propósito do funcionamento da unidade sanitária, a directora clínica, Antónia Eduardo, afirmou que a situação resultou em 43 óbitos, 60 transferências e 160 abandonos do tratamento.

No ano passado, dos 664 casos notificados, registou-se 41 óbitos, 35 foram transferidos para outras unidades sanitárias e 281 desistiram do tratamento.

Dos 731 novos casos, acrescentou, 200 pacientes fizeram o teste de BK+ e os demais foram diagnosticados com base em RX, sinais e sintomas da doença.

Actualmente estão internados naquela unidade sanitária 45 pacientes, enquanto os demais recebem tratamento ambulatório.

Está na base do abandono e o aumento da doença a nível das comunidades, segundo a fonte, a extrema pobreza nas famílias, negligência e longas distâncias percorridas para obtenção dos fármacos.

O Hospital Sanatório do Bié, equipado com meios modernos de diagnóstico, funciona com 73 trabalhadores, sendo duas médicas, 50 técnicos de enfermagem terapeutas e 21 funcionários de apoio hospitalar.

Leia também
  • 04/06/2020 17:53:59

    Covid-19: Cidadãos provenientes de Luanda cumprem quarentena no Cuito

    Cuito - Vinte cidadãos, provenientes da província de Luanda, entre os dias um e três de Junho deste ano, cumprem quarentena institucional e domiciliar no município do Cuito (Bié), informou, hoje (quinta-feira), o director do Gabinete provincial da Saúde, João Campos.

  • 04/06/2020 13:02:48

    Parteiras tradicionais do Chitembo recebem kits de trabalho

    Cuito - Cinquenta parteiras tradicionais do município do Chitembo receberam hoje (quinta-feira), da Administração Municipal, kits de trabalho de parto para o melhor exercício da actividade e contribuir na diminuição da mortalidade materna e infantil nas comunidades.

  • 30/05/2020 18:17:31

    Hospital Provincial do Bié recebe reforço de sangue

    Cuito - A Secção de Hemoterapia do Hospital Provincial do Bié, localizada na cidade do Cuito, recebeu neste sábado cinquenta mil mililitros de sangue doados por cem membros da JMPLA, para reforçar o stock daquela de saúde.