Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

05 Julho de 2020 | 07h20 - Actualizado em 05 Julho de 2020 | 07h19

Comuna da Canjala carece de ambulância

Lobito - O centro de saúde da comuna da Canjala, 85 quilómetros da cidade do Lobito, província de Benguela, precisa de uma ambulância para o transporte célere de pacientes graves, sobretudo gestantes, para o Hospital Regional na sede do município "ferro-portuário", apurou a ANGOP.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O director da Repartição Municipal da Saúde do Lobito, Zeferino Joaquim, em declarações à ANGOP, reconhece a necessidade de uma ambulância para a comuna da Canjala, já que a antiga está avariada há mais de 15 anos.

O responsável deu a conhecer que já houve várias tentativas para recuperar o "meio rolante", com a substituição de peças, mas sem sucesso dado o tempo em que está parado, na oficina.

Questionado sobre a possibilidade de aquisição de uma ambulância nova para a Canjala, o gestor da Repartição da Saúde no Lobito considera difícil, por enquanto, devido ao actual contexto do país.

“Sabes que conseguir agora um meio rolante não está fácil”, frisou, notando que, em face disso, os doentes podem ser transportados alternativamente pela ambulância da vizinha comuna do Egipto-Praia, bastando apenas coordenação entre as autoridades locais.

A malária, as parasitoses intestinais e anemias são as doentes mais frequentes na região, já que nem todos consomem água tratada, razão por que Zeferino Joaquim garante haver disponibilidade de anti-paludicos para a assistência medicamentosa, mas ao mesmo tempo apela à população da comuna a olhar mais para a saúde preventiva.

Actualmente, 10 técnicos asseguram o funcionamento do centro de saúde da Canjala, que tem capacidade para internar dez doentes.  

A comuna da Canjala é habitada por pouco mais de 24 mil habitantes.

Leia também
  • 30/06/2020 17:10:19

    Má nutrição severa causa 188 óbitos em cinco meses

    Benguela - Nove mil e 139 casos de má nutrição severa em crianças dos zero aos cinco anos de idade foram registados, de Janeiro a Maio do corrente, na província de Benguela, mais 4.254 em relação ao mesmo período do ano passado, dos quais 188 resultaram em óbitos.

  • 23/06/2020 17:35:17

    Benguela regista aumento de casos de tuberculose

    Benguela - Dois mil e 888 casos de tuberculose foram registados no primeiro trimestre do ano em curso, na província de Benguela, contra 2.582 do mesmo período de 2019, um incremento de 306 novos casos, informou hoje (terça-feira), o supervisor do Programa de Luta Contra a doença, Beriano Mendonça.

  • 20/06/2020 10:52:41

    Hospital do Lobito com dificuldades para incinerar resíduos

    Lobito - Há quatro meses que o Hospital Regional do Lobito, província de Benguela, está com dificuldades para tratar os resíduos hospitalares, devido a uma avaria no sistema eléctrico da incineradora.