Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

07 Julho de 2020 | 18h50 - Actualizado em 07 Julho de 2020 | 20h50

Covid-19: Recolhidas 38 amostras no Cuando Cubango

Menongue - Trinta e dois cidadãos nacionais que "furaram" a cerca sanitária de das províncias de Luanda e Cuanza Norte foram submetidos, segunda-feira, em Menongue, no Cuando Cubango, a testes para aferir a sua situação epidemiológica, no âmbito da prevenção contra a Covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada à imprensa pelo coordenador adjunto da subcomissão da gestão de casos da pandemia no Cuando Cubango, João Chihinga.

O responsável explicou que, depois da comissão multissectorial nacional ter anunciado os casos positivos no Cuanza Norte, registou-se uma nova abordagem, que obriga os cidadãos provenientes das duas províncias a submeterem-se a testes de forma coerciva.

Informou que os 38 cidadãos fazem parte de uma lista de 52 cidadãos, sendo que 29 estão de quarentena institucional e domiciliar, situação que os demais já tinham observado.

Os cidadãos testados, incluindo um menor de um ano de idade, são de Menongue e outros provenientes dos municípios do Cuito Cuanavale, Cuchi e de outras regiões da província do Cuando Cubango, uma acção que visa o despiste da pandemia, em função de terem rompido as cercas sanitárias nas províncias acima mencionadas, nesta fase do cumprimento do Estado de Calamidade Pública, em todo o país.

A comissão provincial dispõe de 300 zaragatoas, moto-mochilas para pulverização, termómetros, camas de reservas, botas, ventiladores, material diverso de biossegurança para atender os pacientes que se apresentem positivos com o novo coronavírus.  

De acordo com o médico João Chihinga, a questão de testagem localmente de possíveis casos de Covid-19 está a ser tratada pelo Ministério da Saúde, uma vez que o Cuando Cubango já possui um aparelho e formou  10 técnicos, para a devida utilização.

Leia também
  • 06/07/2020 14:57:50

    Covid-19: Alfaiates disponibilizam máscaras grátis à população

    Menongue - Doze membros da Associação de Alfaiates do Cuando Cubango juntaram-se, nesta segunda-feira, ao governo na prevenção e combate à Covid-19, com a confecção e entrega de máscaras faciais gratuitamente à população.

  • 17/06/2020 16:51:37

    Covid-19: Crianças beneficiam de material de biossegurança

    Menongue - Quatro mil 250 crianças, com idades entre seis e 17 anos de idade, de aldeias do município de Menongue, província do Cuando Cubango, beneficiaram na terça-feira de merenda e material de biossegurança, no âmbito das medidas preventivas contra a covid-19.

  • 06/06/2020 16:37:20

    Covid-19: Cuando Cubango recebe equipamentos de biossegurança

    Menongue - A província do Cuando Cubango foi reforçada, na sexta-feira, pelo Ministério da Saúde, com 15 toneladas de equipamentos de biossegurança, no âmbito da prevenção e combate à covid-19.