Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

13 Julho de 2020 | 12h30 - Actualizado em 13 Julho de 2020 | 14h03

Mais de mil jornalistas realizam teste da Covid-19

Luanda - Mais de mil jornalistas e outros profissionais da comunicação social realizaram, até às 11 horas de hoje, segunda-feira, em Luanda, o teste de rastreio da Covid-19, no quadro do programa do Ministério da Saúde de testagem em massa de grupos de risco.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, fala sobre o teste de Rastreio da covid-19 aos jornalistas

Foto: Pedro Parente

Jornalistas Fazem teste de Rastreio da COVID-19 na Rádio Nacional

Foto: Pedro Parente

A campanha massiva de testagem em grandes aglomerados populacionais começou nos últimos cinco dias nos mercados de Luanda, designadamente Catinton (Maianga), 30 (Viana), Kikolo (Cacuaco) e ASA Branca (Cazenga), bem como no bairro Mártires do Kifangondo e no município do Cazengo, província do  Cuanza Norte.

A propósito, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, apelou, durante a testagem realizada nas instalações da Rádio Nacional de Angola (RNA), aos jornalistas e à sociedade, em geral, para continuarem a observar as medidas de protecção, a fim de se evitar a propagação da Covid-19 no país.

Manuel Homem pediu prudência a todos que testaram e cujo resultado deu negativo.

“Não significa que agora estamos livres para fazer tudo quanto queremos. Temos de continuar a observar as medidas de protecção, de higienização das mãos e do uso correcto das mascaras”, apelou o governante.

Em contrapartida, disse não haver necessidade para pânico, por ser um processo normal de rastreio, que visa avaliar o estado serológico dos quadros do sector, por ser um grupo que está intensivamente na rua todos os dias.

Atendendo à abrangência dos órgãos de comunicação social, sublinhou que os jornalistas têm papel importante a desempenhar neste processo de luta contra a Covid-19, daí ter pedido a intensificação de programas de sensibilização da população.

Apelou à calma a todos os funcionários da comunicação social, sobretudo os da Televisão Pública de Angola (TPA), onde um dos funcionários testou, há dias, positivo.

“Temos de continuar a cumprir com as nossas obrigações, não há necessidade de pânico”, concluiu o ministro.

Por sua vez, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse ser importante que os jornalistas saibam o seu estado serológico.

”Se tiver um resultado negativo, não quer dizer que deve baixar a guarda e não cumprir com as medidas de protecção individual e colectiva, e, neste contexto, os nossos jornalistas devem ser um exemplo para a população, usando a máscara quando estão em público”, alertou.

No quadro dessa campanha de testagem massiva, mais de 10 mil pessoas, sendo sete mil e 500 de Luanda, foram testadas, com apenas 57 amostras, que representam 0.8 por cento, têm a expressão na fase activa ou transitória de exposição à Covid-19, pelo que estão a ser reconfirmados com teste de biologia molecular.

Com os 23 casos positivos de domingo, o país conta agora com 506 infectados, 118 recuperados, 362 activos e 26 óbitos.


 

Assuntos Saúde  

Leia também
  • 13/07/2020 14:43:28

    Covid-19: Ministra condena divulgação de informação deturpada

    Luanda - A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, pediu hoje, em Luanda, aos cidadãos a evitar a divulgação de informações falsas, relacionadas com o atendimento e condições dos centros de tratamento da Covid-19 no país.

  • 13/07/2020 13:49:54

    Teste massivo para jornalista com 39 casos suspeitos

    Luanda - Pelo menos trinta e nove casos suspeitos de Covid-19 foram registados hoje (segunda-feira), pelas autoridades sanitárias do país, durante a campanha de testagem massiva aos funcionários dos órgãos de comunicação social, informou o director do gabinete municipal da saúde de Luanda, Manuel Varela.

  • 12/07/2020 20:13:09

    Covid-19: Jornalistas testam na segunda-feira

    Luanda - Mil jornalistas e outros profissionais de comunicação social vão ser testados esta segunda-feira para a covid-19, no quadro da testagem massiva dirigida a grupos de riscos, informou hoje, domingo, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.