Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Janeiro de 2018 | 09h15 - Actualizado em 15 Janeiro de 2018 | 07h14

Mais de mil processos de antigos combatentes homologados pelo ministério

Caxito - Mil e quinze processos de antigos combatentes da província do Bengo foram homologados em Dezembro de 2017 pelo ministério de tutela, revelou o director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Joaquim Carlos Cangulo Domingos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Antigos Combatentes e veteranos da pátria

Foto: kinda kyungu

De acordo com o responsável, que falava no acto provincial antecipado do Dia do Antigo Combatente, que se celebra a 15 de Janeiro, os novos pensionistas começarão a receber as suas pensões a partir de Janeiro.

O Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria do Bengo controla 9.265 pensionistas assistidos, entre os quais antigos guerrilheiros, viúvas, órfãos, deficientes do 2º, 3º e 4º grau, aos quais se juntam os 1.015 novos pensionistas.

Segundo Joaquim Cangulo Domingos, os antigos combatentes e veteranos da pátria estão inseridos em projectos agrícolas e de pesca, mas a sustentabilidade destes carece de apoios, como kits de trabalho, insumos e transporte para escoamento da sua produção para os grandes centros comerciais.

Considerou estacionária a situação do antigo combatente na província do Bengo no concernente ao pagamento das pensões, referindo que em 2017 foram pagas todas as pensões, incluindo o 13º mês e neste momento estão a trabalhar para o pagamento das pensões do mês de Janeiro.

Para comemorar a data foi realizada uma palestra sobre o papel da comuna do Piri na luta de libertação nacional, que contou com depoimentos de antigos combatentes desta região do município dos Dembos, província do Bengo.

Na ocasião, Joaquim Domingos explicou a escolha da comuna do Piri (Dembos) pelo papel preponderante que teve na luta de libertação nacional, sendo esta uma forma de homenagear o povo desta região da província.

Os angolanos comemoram a 15 de Janeiro o Dia Nacional dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, instituído e aprovado pela Assembleia Nacional durante a sua primeira sessão plenária extraordinária de 2011.

Para a definição do dia, foi realizado um processo abrangente que teve em consideração a adopção de uma data de relevante significado para os antigos combatentes e veteranos da pátria, e sobretudo consensual.

Deste processo, resultou a opção pelo 15 de Janeiro, dia em que, em 1974, foram assinados os Acordos de Alvor pelos três movimentos de Libertação Nacional (MPLA, UNITA e FNLA).

Assuntos Província » Bengo  

Leia também