Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Janeiro de 2018 | 10h44 - Actualizado em 15 Janeiro de 2018 | 07h14

Associação regional de cegos reclama meios técnicos

Lubango - A falta de recursos humanos e de equipamentos como, máquinas braille, pautas e réguas, preocupa a direcção da associação regional dos cegos e amblíopes de Angola, disse hoje, à Angop, à sua responsável e fundadora na região sul do país, Maria do Céu Perpétua Martinho.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Maquinas braillers para deficientes visuais

Foto: Angop

Segundo ela, à insuficiência de professores e de equipamentos condiciona o processo de ensino e aprendizagem, nas escolas do ensino especial, apenas sedeadas no município do Lubango.

Neste contexto, a associação criou um centro de formação de reabilitação e superação dos cegos, localizado no bairro  Nambambe, onde foi implementado o subsistema do ensino primário, para o ensino do braille, um trabalho que se pretende estender em outras áreas do município do Lubango e a nível das províncias da região sul.

Actualmente existem alguns centros de formação em braille, como a escola de formação de professores, no bairro Lucrécia, a Escola 340, e uma escola no bairro do Tchioco junto ao lar da terceira idade.

Existem apenas duas máquinas, uma no centro de formação do Nambambe e outra na escola do ensino especial, mas  as mesmas encontram-se debilitadas por falta de manutenção e desgastadas pelo tempo.

Perto de 300 alunos são matriculados anualmente no centro de formação “Elavoko”, em braille.

O braille é constituído por 64 sinais, gravados em relevo no papel, obtidos pela combinação sistemática de seis pontos que, na sua forma fundamental, se agrupam em duas filas verticais e justapostas de três pontos.

Leia também
  • 14/01/2018 06:45:52

    Acto central do Dia do Antigo Combatentes acontece em Luanda

    Luanda - O acto central das comemorações do Dia do Antigo Combatente e do Veterano da Pátria,15 de Janeiro, vai decorrer no Cine Atlântico em Luanda, em acto a se presidido pelo seu ministro João Ernesto dos Santos “Liberdade”.

  • 13/01/2018 23:45:59

    Uíge: IERA projecta construção de infra-estruturas sociais

    Songo - A intenção de construção de uma Catedral e uma Escola do II Ciclo do Ensino Secundário, na capital do país, Luanda, foi anunciada hoje, sábado, no município do Songo (Uíge), pelo líder máximo da Igreja Evangélica Reformada de Angola, reverendo Alberto Daniel, como sendo um dos desafios até 2020.

  • 13/01/2018 22:00:53

    Cuanza Norte: Removidos mais de noventa metros cúbicos de resíduos sólidos

    Dondo - Mais de noventa metros cúbicos de resíduos sólidos foram recolhidos neste sábado, no Dondo, durante uma mega campanha de limpeza, promovida pela administração municipal de Cambambe, província do Cuanza Norte, no quadro das acções de prevenção contra a cólera.