Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Fevereiro de 2018 | 15h37 - Actualizado em 13 Fevereiro de 2018 | 15h35

Cuanza Sul: Vendedores esclarecidos sobre doenças sexualmente transmissíveis

Sumbe - Vendedores do mercado da Bumba no Sumbe foram esclarecidos hoje, terça-feira, nesta cidade, sobre os cuidados a ter com a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis, durante uma palestra inserido no programa da igreja Bom Deus.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Nesta palestra, os vendedores  foram esclarecidos sobre a transmissão de doenças como a gonorreia, a sífilis, a blenorragia, o VIH/Sida e Hepatite B, que precisam de um bom acompanhamento médico, segundo o técnico de saúde António Gouveia.

O técnico adiantou que na província do Cuanza Sul os casos de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis tendem aumentar, sobretudo nas mulheres grávidas e na classe juvenil que nos últimos tempos tratam a relação sexual como uma disputa e não como responsabilidade.

Aconselhou os jovens  a pautarem  por uma conduta responsável, evitando o surgimento de mais doenças e a destruição de famílias, sobretudo de interna idade .

“Para as mulheres gestantes aconselhamos a fazer o teste nos primeiros meses, para caso esteja infectado com qualquer doença possa receber os cuidados médicos e assim evitar-se os riscos de contaminação para a criança”, acrescentou.

Para aqueles pacientes que vivem com o VIH/SIDA, o técnico aconselha a mudarem o seu estilo de vida, não perdendo noites, melhorar a sua dieta alimentar para que não percam peso e assim oferecer ao seu organismo uma boa nutrição e usar o preservativo nas relações sexuais por forma a não contaminar o seu parceiro.

A nivel do Sumbe são registados cerca de cinco casos novos mensalmente.

Leia também
  • 12/02/2018 10:54:47

    Responsável defende coesão nas famílias

    Sumbe - A aposta no trabalho de coesão no seio familiar, com vista ao combate a violência doméstica foi considerada necessária pelo Director do INAC (Instituto Nacional da Criança) na província do Cuanza Sul, David Domingos, na cidade do Sumbe.

  • 09/02/2018 11:03:07

    Comunidades da Mbanza e Cassamba consomem água potavel

    Sumbe - As comunidades de Mbanza e Cassamba, 11 quilómetros da vila da Quilenda, província do Cuanza Sul, já consomem água potável depois da inauguração, quinta-feira, dos sistemas de captação, tratamento e distribuição.

  • 05/02/2018 10:04:20

    Cuanza Sul : Capotamento e choque entre veículos provoca um morto e seis feridos

    Sumbe - Uma pessoa morreu e seis outras ficaram feridas em consequência de três acidentes de viação registados durante o fim-de-semana, na província do Cuanza Sul, resultante de capotamento, colisão e atropelamento.