Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Maio de 2019 | 15h25 - Actualizado em 17 Novembro de 2018 | 11h46

Huíla: Igreja Católica quer ver superados o egoísmo e o tribalismo

Lubango - O prefeito da congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Fernando Filoni, afirmou, sexta-feira, no Lubango, ambicionarem um modelo de igreja que ultrapassa o egoísmo e o tribalismo, ensaiado num caminho de amor, para um novo impulso missionário às comunidades cristãs.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O prelado falava numa celebração eucarística realizada no pavilhão da Senhora do Monte, no âmbito das comemorações do 50º aniversário da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), que se assinala dia 18 do mês em curso.

Considerou que a igreja que olha para frente em Angola é um templo que pensa acima de tudo nos outros e não cria divisões nas comunidades, um espaço com capacidade de poder ver outra tribo e valorizar, mesmo sendo de outra religião, padrão de igreja que sonha o Papa Francisco.

Afirmou que o amor é uma realização diária, presente nos comportamentos e acções, daí os fiéis a serem chamados a viver o sacramento da caridade no quotidiano, manifestando um amor que leva a dar a vida pelos seus e mudar de comportamento em relação ao próximo.

“O papa Francisco quer que a igreja esteja de portas abertas, buscando o rosto de Cristo em todos os homens sofredores”, acrescentou.

Fernando Filoni encorajou as pessoas a deixarem-se guiar pelo Espírito Santo para crescer mais na renovação do impulso missionário, baseado pelo amor incondicional à Deus e ao próximo e a igreja, a estar num estado permanente de missão, semeando o evangelho a que são convidados a viver em sinal da vitalidade do crescimento de uma igreja.

Durante a sua estadia na província, o cardeal manteve, entre outros, encontros com o governador da província, associações laicas, saudou os noviços (Lubango), reuniu como os seminaristas de Teologia e Filosofia na comuna do Jau (Chibia), assim como com o Clero- Centro Sul.

O religioso está no país desde o dia 10 do mês em curso e permanece até ao dia 20 do corrente. No Lubango estiveram presentes na Celebração Eucarística bispos e sacerdotes da Huíla, Namibe, Ondjiva, Menongue, Benguela e Huambo, representantes da CEAST, fieis, membros do governo, entre outros.

nnnn

Leia também
  • 08/11/2018 17:24:09

    Anciã morre por Descarga atmosférica no Cuvango

    Cuvango - Uma anciã de 75 anos de idade morreu, quarta-feira, vítima de descarga atmosférica, no município do Cuvango, província da Huíla, informou hoje, quinta-feira, no Lubango, o porta-voz do Comando Provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiro, Inocêncio Hungulo.

  • 08/11/2018 15:43:59

    Polícia regista mais de 100 homicídios em dez meses

    Lubango - Cento e 22 homicídios voluntários, com destaque para o município do Lubango, com 54 casos, foram registados de Janeiro a Outubro do ano em curso, mais quatro assassinatos em relação ao igual período anterior, informou hoje, quinta-feira, nesta cidade, o porta-voz da Polícia Nacional na Huíla, inspector-chefe Luís Filipe Zilungo.

  • 05/11/2018 16:11:42

    Briga por terreno resulta em morte na Chibia

    Lubango - Um cidadão de 33 anos de idade é acusado de matar um primo de 40 anos de idade, no município da Chibia, província da Huíla, por espancamento, depois de uma discussão pela alegada posse de um terreno herdado de seus avós, informou hoje, segunda-feira, no Lubango, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, inspector-chefe Luís Filipe Zilungo.