Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Março de 2018 | 19h03 - Actualizado em 13 Março de 2018 | 19h03

Jornalistas discutem perspectivas para elaboração de reportagens

Malanje - As diferentes perspectivas e pontos importantes para a elaboração de uma reportagem jornalística de qualidade dominou hoje, (terça-feira), o segundo dia do curso sobre Reportagem Jornalística, que decorre desde segunda-feira (12), em Malanje, numa promoção do Ministério da Comunicação Social, em parceria com o Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A referida temática foi discutida com os profissionais da ANGOP (Agência Angola Press) e das Edições Novembro das províncias de Malanje, Uíge e Cuanza Norte.

Durante a aula, o formador Adérito Kizunda falou da necessidade do repórter ter elevada perspicácia na concepção da reportagem, buscando pormenores por meio da observação e dos intervenientes, com vista a descrever detalhadamente o assunto em abordagem, visto que a reportagem é um género que ajuda a situar os cidadãos e auxiliá-los na tomada de decisões.

Porém, o professor alertou aos profissionais, no sentido de não estarem à mercê do pronunciamento das fontes, devendo por isso apurar e cruzar as fontes de informação, para evitar incoerências.

O dia foi também marcado com trabalhos de campo sobre o funcionamento do Hospital Municipal de Malanje, a recolha de resíduos sólidos no mercado da Xawande e a problemática do não uso de capacetes por parte dos moto-taxistas, na cidade de Malanje.

Ainda no âmbito do curso de Reportagem Jornalística, os profissionais da Rádio Nacional de Angola da Região Norte do país debruçaram-se sobre reportagens ligadas à corrupção, ao passo que os da TPA abordaram a importância dos planos em televisão.

Refere-se que a formação sobre Reportagem Jornalística, que tem por objectivo elevar o nível de competência técnica e profissional dos jornalistas, encerra na quarta-feira (14).

Leia também
  • 19/03/2018 17:51:20

    Mucaba regista redução de casos de violências doméstica

    Uíge - Dois casos de violências domésticos foram registados de Janeiro a Fevereiro deste ano, no município de Mucaba, 61 quilómetros a norte da cidade do Uíge, contra oito de igual período anterior, informou hoje (segunda-feira) à Angop, a responsável local do sector da família, Luísa Victor.

  • 19/03/2018 17:36:06

    Cidadã de 65 anos espancada até a morte

    Huambo - Uma cidadã de 65 anos de idade, residente na comuna da Luvemba, no município do Bailundo, 103 quilómetros da cidade do Huambo, foi espancada até a morte, por um jovem de 21 anos, que a acusou de feiticeira.

  • 19/03/2018 15:05:59

    Padre insta pais a reforçarem compromisso com educação dos filhos

    Ndalatando - A necessidade de um maior compromisso dos pais em relação a educação dos filhos, por via da preservação dos valores familiares baseados na harmonia, respeito e observância dos bons costumes foi defendida hoje (segunda-feira), em Ndalatando, pelo padre católico Roberto Guilherme.

  • 19/03/2018 15:00:05

    Pais aconselhados a adoptar abordagem assente nos valores morais

    Malanje - Os pais foram aconselhados hoje (segunda-feira), nesta cidade, a adoptar uma abordagem fundada na transmissão de valores morais, éticos e culturais, com vista a construção de lares cada vez mais harmónicos e coesos.