16 Abril de 2018 | 14h35 - Actualizado em 16 Abril de 2018 | 14h35
Electrificação do município de Viana ronda os 70 porcento
Luanda - Cerca de setenta porcento do espaço territorial de Viana encontra-se já electrificado com cobertura real na maior parte dos distritos e bairros do município, afirmou hoje, segunda-feira, o director local de Energia e Águas, José António.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Substação dos Mulenvos em Viana
Foto: Foto amadora/Agostinho Kilemba
As excepções são os distritos do Baia (km 30), bairros Dimba, Casa Branca, Tande e arredores, e da Vila Flor, considerado o menos electrificado da municipalidade, bem como a comuna de Calumbo, bairros Mbanza Calumbo, Kakila e arredores da sede, informou o responsável.
“ Temos também bairros não electrificados no corredor da Caop, Capalanga e Mulenvos de cima, junto ao rio seco. Existem ainda zonas cinzentas (sem energia) dentro do perímetro já electrificado no município que serão cobertas brevemente”, disse.
Para se melhorar esse quadro, garantiu o director ao espaço “Grande Entrevista” da Rádio Viana, a circunscrição, que conta actualmente com 13 subestações de energia e cerca de 850 postos de transformação, vai beneficiar de mais 293 pt's do projecto Chiang Fase 5, da ENDE, em execução até Março de 2019.
Relativamente ao distrito de Vila Flor, que não possui até aqui nenhum equipamento de armazenamento e distribuição de energia de média tensão, adiantou que estão em construção três postos de transformação naquela zona.
“ Já estão colocadas as bases e alguma rede de média tensão está lançada, faltando completar a rede de distribuição de pequena tensão para suportar inicialmente as necessidades dos órgãos administrativos locais, um posto de saúde que será erguido brevemente, posto policial e escolas”, declarou.
Reafirmou a continuidade do projecto de eliminação paulatina dos mais de mil postos de transformação de energia privados na municipalidade, garantindo que " eles têm os dias contados".
O município de Viana é um dos mais populosos de Luanda, com mais de dois milhões de habitantes, e alberga o maior parque industrial do país.
Assuntos Ministério da Energia e Águas
Leia também
-
22/03/2018 13:12:03
Gestão no sector das águas regista melhorias no país
Luanda - A criação de empresas públicas para gestão das águas nas províncias permtiu "saltos qualitativos" no fornecimento deste produto nas províncias da Huíla, Bié, Malanje e Uíge, onde há cinco anos, a situação era crítica.
-
22/03/2018 11:24:06
População do bairro Verde ganha combinado de chafarizes e lavandaria
Sumbe- A população do bairro Verde, município do Sumbe, província do Cuanza Sul, ganhou hoje, quinta-feira, um combinado de chafarizes e lavandaria.
- 09/02/2018 18:44:41
Memorando vai permitir melhorar serviços de água em Cabinda
Luanda - A Direcção Nacional de Águas (DNA), o UNICEF, a Águas de Portugal Internacional e a Empresa Pública de Águas e Saneamento de Cabinda assinaram, nesta sexta-feira, em Luanda, um memorando de entendimento para troca de conhecimento.