Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Maio de 2018 | 17h18 - Actualizado em 17 Maio de 2018 | 08h39

Ministro dos Antigos Combatentes garante melhoria das condições sociais

Sumbe- O ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos Liberdade, garantiu hoje, quarta-feira, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, que o seu pelouro vai trabalhar por forma a melhorar as condições sociais dos assistidos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

João Ernesto dos Santos, Ministro dos Antigos Combatentes

Foto: Gaspar dos Santos

Em declarações à imprensa, no final do encontro que manteve com os Antigos Combatentes e sociedade civil, adiantou que vão continuar a trabalhar juntamente com a direcção provincial sob a orientação do  governador provincial, por forma a melhorar as condições sociais dos assistidos, concretamente nos projectos habitacionais, agrícolas, de pesca e para que a pensão seja paga todos os meses.

Garantiu que o Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, em coordenação com o Governo da província, irá trabalhar para conseguir apoios que os assistidos solicitaram.

Explicou que efectuam a visita à província do Cuanza Sul para fazer o lançamento das consultas públicas sobre a revisão da lei 13/02 do Antigo Combatente e Deficiente de Guerra, para permitir efectivamente no futuro apresentarem uma proposta concreta ao Executivo  em relação a matéria ligada à protecção dos assistidos, da questão ligada à pensão reclamada por todos, visto que o que recebem não cobre às necessidades dos assistidos.

Realçou que tudo vai depender da consulta que está sendo feita, mas sem descorar a situação económica e financeira que o país vive.  

Durante o encontro, os antigos combatentes pediram ao ministro a regulamentação da nova lei, porque a antiga encontra-se em desuso, aumento dos subsídios, que sejam subvencionados no  pagamento da energia e água, entre outros.

Durante a sua estada de 24 horas à província o ministro manteve um encontro com o governador provincial, Eusébio de Brito Teixeira, visitou os municípios do Sumbe, Amboim e Seles, onde inteirou-se dos projectos agrícolas, do centro ortopédico da direcção provincial e as cooperativas de transporte e pescas, dentre outras.

Leia também
  • 05/11/2018 17:40:50

    Responsável quer maior coesão para empoderamento da mulher

    Sumbe - A presidente da cooperativa das mulheres transformadora do Cuanza Sul, Teodora Cassinda, realçou hoje (segunda-feira), no Porto Amboim, para a necessidade de uma maior coesão e espírito de empreendedoras , tendentes a melhorar os seus rendimentos e a vida social das suas famílias para o seu empoderamento.

  • 05/11/2018 17:22:39

    INAC anuncia intensificação de campanhas contra trabalho infantil

    Sumbe - O Instituto Nacional da Criança (INAC) no Cuanza Sul vai continuar a intensificar diversas campanhas de sensibilização nas famílias, contra as consequências do trabalho infantil.

  • 05/11/2018 17:15:19

    Antigos combatentes devem apostar na formação - apela delegado

    Sumbe - Os ex-militares e Antigos Combatentes devem apostar fortemente na formação académica e profissional, visando o mercado de emprego, apelou hoje, segunda-feira, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, o delegado provincial da Associação Nacional dos Deficientes de Angola (Anda), Araújo Júlio.

  • 02/11/2018 18:13:34

    Padre na huíla critica desrespeito ao sagrado

    Lubango - O vigário-geral da Sé Catedral do Lubango, Pacheco Jonas Simão, criticou, hoje, a "banalização das coisas sérias" em que as pessoas, por exemplo, tratam os cemitérios sem respeito.