Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Julho de 2018 | 14h27 - Actualizado em 11 Julho de 2018 | 14h27

Baleia devolvida ao mar após encalhar nas Miragens

Moçâmedes - Uma baleia de espécie Jubarte, cientificamente chamado por Megaptera Movaeangliae, com cerca de 12 metros, que estava encalhada na praia das Miragens (Moçamedes), província do Namibe, desde as primeiras horas de hoje, quarta-feira, foi já devolvida com vida ao seu meio habitat, mar.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Baleia encalhada na praia das Miragens

Foto: Clemente Ndala

Baleia encalhada na praia das Miragens

Foto: Clemente Ndala

A baleia, que estava  em estado debilitado, aparenta ter cerca de oito toneladas e desconhece-se a sua proveniência, mas alguns especialistas adiantam que a mesma deve ter escapado dos seus progenitores vindos do norte, em direcção ao sul do mar.

Os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, bem como a Capitania do Porto de Namibe e técnicos do Ambiente foram accionados para devolver o mamífero ao mar.

O porta-voz dos Serviços de Protecção e Bombeiros, Câncio Bessa, disse à Angop que nesta operação foi usada uma tecnologia rudimentar, mas que permitiu devolver o mamífero ao mar.

Fontes do Ministério das Pesca no Namibe asseguram que este é o segundo caso que acontece, em menos de seis meses. O primeiro encalhamento de uma baleia aconteceu na baia do Tombwa, tendo sido resgatada, mas sem vida.

A Baleia Jubarte é um mamífero marinho da ordem dos cetáceos, “subordem Mysticeti .Regularmente é visto no litoral brasileiro, especialmente em Abrolhos – Baía. Pode alcançar até 16 metros de comprimento, pesando até 40 toneladas.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 31/01/2019 17:20:39

    Sector do Ambiente do Namibe lança plano "Lixo Zero"

    Moçâmedes - Um plano denominado "Lixo Zero", promovido pelo Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão do Resíduos Sólidos e Saneamento do Meio da província do Namibe, foi lançado hoje, quinta-feira, no município de Moçâmedes, com objectivo de tornar a região mais limpa.

  • 30/01/2019 18:41:07

    Ex-comandante dos bombeiros condenado a 16 anos de prisão

    Moçâmedes - O ex-comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Alberto Domingos Mendes Machado, foi condenado hoje, quarta-feira, pelo tribunal provincial do Namibe, na pena única de 16 anos de prisão maior pelo crime de peculato.

  • 22/01/2019 16:55:31

    Antigo comandante do SPCB começa a ser julgado no Namibe

    Moçâmedes - O julgamento ex- comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Alberto Domingos Mendes Machado, de 41 anos de idade, teve inicio, nesta terça-feira, no Tribunal Provincial do Namibe, respondendo ao processo de querela número 234/18.

  • 22/01/2019 14:31:16

    Deficientes físicos beneficiam de cadeiras de rodas

    Moçâmedes- Dez pessoas, das quais cinco crianças, portadoras de deficiência física beneficiaram, nesta terça-feira, no município de Moçâmedes, província do Namibe, de cadeiras de rodas e muletas canadianas.