Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Julho de 2018 | 14h27 - Actualizado em 11 Julho de 2018 | 14h27

Baleia devolvida ao mar após encalhar nas Miragens

Moçâmedes - Uma baleia de espécie Jubarte, cientificamente chamado por Megaptera Movaeangliae, com cerca de 12 metros, que estava encalhada na praia das Miragens (Moçamedes), província do Namibe, desde as primeiras horas de hoje, quarta-feira, foi já devolvida com vida ao seu meio habitat, mar.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Baleia encalhada na praia das Miragens

Foto: Clemente Ndala

Baleia encalhada na praia das Miragens

Foto: Clemente Ndala

A baleia, que estava  em estado debilitado, aparenta ter cerca de oito toneladas e desconhece-se a sua proveniência, mas alguns especialistas adiantam que a mesma deve ter escapado dos seus progenitores vindos do norte, em direcção ao sul do mar.

Os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, bem como a Capitania do Porto de Namibe e técnicos do Ambiente foram accionados para devolver o mamífero ao mar.

O porta-voz dos Serviços de Protecção e Bombeiros, Câncio Bessa, disse à Angop que nesta operação foi usada uma tecnologia rudimentar, mas que permitiu devolver o mamífero ao mar.

Fontes do Ministério das Pesca no Namibe asseguram que este é o segundo caso que acontece, em menos de seis meses. O primeiro encalhamento de uma baleia aconteceu na baia do Tombwa, tendo sido resgatada, mas sem vida.

A Baleia Jubarte é um mamífero marinho da ordem dos cetáceos, “subordem Mysticeti .Regularmente é visto no litoral brasileiro, especialmente em Abrolhos – Baía. Pode alcançar até 16 metros de comprimento, pesando até 40 toneladas.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 11/07/2018 03:31:36

    Namibe: População do 4 de Março clama por serviços sociais básicos

    Moçamedes - A população do bairro 4 de Março, comuna do Saco-Ma, município de Moçamedes, província do Namibe, solicitou na terça-feira, ao administrador municipal, João Ernesto dos Santos, mais infra-estruturas e serviços sociais básicos.

  • 09/07/2018 17:47:36

    Polícia regista 13 crimes em 72 horas no Namibe

    Moçâmedes - Treze crimes diversos foram registados, pela Polícia Nacional, na cidade de Moçâmedes e arredores, durante as últimas 72 horas, mais um em relação ao período anterior, 12 dos quais foram esclarecidos, correspondendo 92 por cento de operatividade.

  • 05/07/2018 16:59:09

    Tômbwa emprega mais de 100 milhões de KZ em projectos sociais

    Moçamedes - Cento e cinquenta e cinco milhões, 335 mil 520 kwanzas e 97 céntimos é o montante aplicado, de Janeiro a Junho do em curso, pela Administração Municipal do Tômbwa (Namibe), na execução de diferentes projectos sociais, inseridos no âmbito do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza.