Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Julho de 2018 | 14h27 - Actualizado em 11 Julho de 2018 | 14h27

Baleia devolvida ao mar após encalhar nas Miragens

Moçâmedes - Uma baleia de espécie Jubarte, cientificamente chamado por Megaptera Movaeangliae, com cerca de 12 metros, que estava encalhada na praia das Miragens (Moçamedes), província do Namibe, desde as primeiras horas de hoje, quarta-feira, foi já devolvida com vida ao seu meio habitat, mar.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Baleia encalhada na praia das Miragens

Foto: Clemente Ndala

Baleia encalhada na praia das Miragens

Foto: Clemente Ndala

A baleia, que estava  em estado debilitado, aparenta ter cerca de oito toneladas e desconhece-se a sua proveniência, mas alguns especialistas adiantam que a mesma deve ter escapado dos seus progenitores vindos do norte, em direcção ao sul do mar.

Os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, bem como a Capitania do Porto de Namibe e técnicos do Ambiente foram accionados para devolver o mamífero ao mar.

O porta-voz dos Serviços de Protecção e Bombeiros, Câncio Bessa, disse à Angop que nesta operação foi usada uma tecnologia rudimentar, mas que permitiu devolver o mamífero ao mar.

Fontes do Ministério das Pesca no Namibe asseguram que este é o segundo caso que acontece, em menos de seis meses. O primeiro encalhamento de uma baleia aconteceu na baia do Tombwa, tendo sido resgatada, mas sem vida.

A Baleia Jubarte é um mamífero marinho da ordem dos cetáceos, “subordem Mysticeti .Regularmente é visto no litoral brasileiro, especialmente em Abrolhos – Baía. Pode alcançar até 16 metros de comprimento, pesando até 40 toneladas.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 05/11/2018 17:05:27

    Lucira inscreve jovens para formação profissional

    Moçâmedes - Setenta e um jovens, com idades compreendidas entre 18 aos 25 anos de idade, estão inscritos nos cursos de formação profissional do Centro de Artes e Ofícios da comuna da Lucira, município de Moçâmedes, província do Namibe.

  • 05/11/2018 16:05:24

    Responsável apela ao redobrar de segurança na extinção de incêndios

    Mçâmedes - O comandante dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiro do Namibe, intendente de Bombeiro, Rafael Samuel Salatiel, apelou, hoje, segunda-feira, aos efectivos deste comando, a redobrarem as medidas de segurança que visam combater os incêndios no seio das comunidades, sobretudo as mais vulneráveis.

  • 31/10/2018 19:55:44

    Macala-sede clama por infra-estruturas e serviços sociais básicos

    Moçâmedes- A população da localidade da Macala-sede, município de Moçâmedes, província do Namibe solicitou a Administração Municipal desta circunscrição, a implementação de infra-estruturas e serviços sociais básicos.

  • 26/10/2018 17:44:24

    Lucira e Bentiaba podem beneficiar de energia eléctrica

    Moçâmedes - As comunas da Lucira e Bentiaba, município de Moçâmedes, província do Namibe, poderão beneficiar de energia eléctrica, com a entrada em funcionamento de dois grupos geradores nos próximos dias.