Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

10 Julho de 2018 | 13h25 - Actualizado em 10 Julho de 2018 | 13h02

Primeiro aniversário de Mbanza Kongo superou expectativas - governador

Mbanza Kongo - O primeiro aniversário da cidade de Mbanza Kongo como património mundial celebrado domingo, 8 de Julho, ultrapassou às expectativas, afirmou nesta terça-feira, o governador provincial do Zaire, José Joanes André.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Encontro de balanço das celebrações do 1º aniversário do Património Mundial

Foto: Pedro Moniz Vidal

Ao intervir na sessão de abertura da 4ª reunião ordinária do governo provincial que decorre nesta cidade, Joanes André fundamentou a sua afirmação pelo facto do primeiro aniversário da inscrição de Mbanza Kongo na lista do património mundial da Unesco ter contado com a presença de várias individualidades nacionais e estrangeiras.

Destacou, para o efeito, a presença dos bispos da Conferência Episcopal de Angola e São-Tomé (CEAST) encabeçados pelo Núncio Apostólico em Angola, diplomatas, ministras, governadores e representantes da região do Congo Central, República Democrática do Congo (RDC).

“Consideramos positivo o primeiro aniversário da elevação da cidade de Mbanza Kongo a Património Mundial, pois contamos com a presença de muitas entidades nacionais e estrangeiras que responderam ao nosso convite”, reiterou o governador.

O programa das festividades, segundo o governador, envolveu um conjunto de actividades, com realce para as inaugurações de empreendimentos sociais e económicos, bem como a realização da 1ª edição da feira internacional do Zaire, denominada “Expo-Kongo”.

Na ocasião, José Joanes André, agradeceu todos aqueles que de forma directa ou indirecta contribuíram para o sucesso das celebrações do primeiro aniversário da inscrição da cidade de Mbanza Kongo na lista do património mundial, feito alcançado a 8 de Julho de 2017, na cidade de Cracóvia, Polónia.

Entre os temas em abordagem nesta 4ª reunião ordinária que decorre no salão nobre do governo provincial, destaca-se a proposta das prioridades do Programa Nacional de Desenvolvimento (PND) 2018/2022.

Leia também
  • 05/11/2018 19:33:27

    Portadores de deficiência queixam-se da exclusão social

    Mbanza Kongo - O estigma e a discriminação no acesso aos serviços públicos foram os dois males denunciados nesta segunda-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, por pessoas portadoras de deficiência.

  • 05/11/2018 11:03:49

    Crimes contra pessoas lideram gráfico criminalístico

    Mbanza Kongo - Oito crimes contra as pessoas, consubstanciados em ofensas corporais por disparo com arma de fogo, homicídio qualificado e violação sexual de menor de doze anos lideraram o gráfico criminalístico do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, nos últimos sete dias.

  • 02/11/2018 18:52:22

    Militares no Moxico apelam a honra aos heróis

    Luena - Os militares das Forças Armadas Angolanas (FAA) na Reigão Militar Leste (RML), Moxico, consideram que uma das melhores formas de honrar os heróis do país é a luta e o trabalho para a edificação da democracia em Angola.

  • 02/11/2018 18:13:34

    Padre na huíla critica desrespeito ao sagrado

    Lubango - O vigário-geral da Sé Catedral do Lubango, Pacheco Jonas Simão, criticou, hoje, a "banalização das coisas sérias" em que as pessoas, por exemplo, tratam os cemitérios sem respeito.