Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

08 Agosto de 2018 | 17h01 - Actualizado em 09 Agosto de 2018 | 10h47

Morro dos Veados regozija-se do projecto de electrificação

Luanda - Setecentos moradores do Distrito do Morro dos Veados manifestam regozijo por beneficiarem de energia eléctrica do Projecto de Electrificação e Ligações Domiciliares da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Projecto de electrificação estende-se ao Morro dos Veados

Foto: Ana Ramos

Equipa da ENDE no Distrito do Morro dos Veados

Foto: Ana Ramos

Em declarações à Angop, a propósito da extensão do aldudido projecto, a beneficiária Augusta Calumga manifestou-se satisfeita , argumentando que o sistema pré-pago implantado é melhor, tem menos custos, contrariamente ao consumo de energia privada de cinco mil kwanzas/mês.

 Para Joana Vicente, o projecto de electrificação do Morro dos Veados vai conferir maior qualidade de vida aos moradores.

 A moradora  Domingas Pedro,  de 40 anos, que ainda não foi beneficiada, lamentou que enfrenta grandes dificuldades na compra de combustível para abastecer o gerador. “Não sei quando chegará a nossa vez aqui no bairro das Tendas”, deplorou.

 João André de 53 morador do bairro da Tendas disse que depende de luz de gerador, há mais de 15 anos.

Diz tencionar fazer contrato numa empresa privada, mas ficou desapontado com os custos exigidos para obtenção de um contrato e o pagamento mensal.

Pedro Calumga, de 41 anos, reclamou também a forma de pagamento, referindo que as empresas privadas de fornecimento de energia eléctrica devia estar sob o controlo da ENDE, no que diz respeito a forma de pagamento.

 Pedro Magalhães Francisco, chefe do Projecto de Electrificação e ligações Domiciliares da ENDE, no Município de Belas e Kilamba Kiaxi, disse que o bairro das Salinas já beneficia de energia através de PTs de 250 KVA's desde o primeiro trimestre de 2018.

Por outro lado, o projecto, iniciado a 5 de Março de 2016, enfatizou, vem responder de forma faseada a uma preocupação da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), no quadro da expansão do serviço que beneficiará doze mil famílias.

Pedro Magalhães precisou que para o Distrito do Morro dos Veados estão contemplados com 30 PTs, dois dos quais 25 com potência de mil KVA  e 5 com 250, que vão beneficiar aproximadamente doze mil famílias.

O responsável referiu que o projecto de ligações é contínuo e feito por fases, pelo que apelou a compreensão dos moradores até agora não foram contemplados a aguardar com paciência.

Leia também
  • 02/02/2019 13:06:34

    Chuva alaga ruas e mais de 700 residências em Luanda

    Luanda - Setecentas e 11 residências inundadas, algumas escolas, centros e postos médicos alagados, assim como ruas intransitáveis, mas sem o registo de vítimas humanas, são o resultado da chuva que caiu durante sete horas na sexta-feira (1), na província de Luanda, segundo dados provisórios divulgados hoje, sábado.

  • 01/02/2019 23:36:45

    Deputados da UNITA sugerem aumento dos postos de identificação

    Luanda - Deputados do grupo parlamentar da Unita manifestaram-se preocupados, face as enchentes que se registam nos postos de Identificação Civil e Criminal no município de Viana, em Luanda, e sugerem o aumento de mais serviços para se atenuar a demanda.

  • 31/01/2019 13:37:17

    Maior parte dos incêndios é causado por negligência

    Luanda - Cinquenta e um incêndios dos 72 registados, em Luanda, durante o mês de Janeiro deste ano, foram provocados por negligência, menos cinco em relação ao mesmo período de 2018.

  • 31/01/2019 13:15:38

    PN detém oficial no Cazenga por suspeita de corrupção

    Luanda - A Polícia Nacional deteve, na última quarta-feira, 30, um sub-chefe pertencente à 12ª esquadra, no município do Cazenga, em Luanda, por alegado envolvimento em actos de corrupção.