Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

24 Fevereiro de 2019 | 20h59 - Actualizado em 24 Fevereiro de 2019 | 20h59

Governo do Uíge aposta na melhoria das condições das mulheres

Uíge - O governo provincial do Uíge vai continuar a implementar projectos sociais e económicos para melhorar a qualidade de vida e as condições sociais da mulher na província, sobretudo as do meio rural, afirmou hoje, domingo, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Catarina Pedro Domingos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mulheres da província do Uíge

Foto: Domingos Nicolau

A responsável reiterou o desafio na abertura da Jornada Março Mulher -2019, decorrida na Igreja Evangélica Baptista de Angola (IEBA), no Mbemba Ngango, arredores da cidade do Uíge, tendo adiantado que  que o Governo local vai reforçar os projectos na área da saúde pública, redução da mortalidade infantil e combate à  pobreza no meio rural.

Segundo Catarina Domingos, tendo em conta que sobre a mulher recaem os compromissos da geração da vida, educação dos filhos, da família e a moralização da sociedade.

Aconselhou a mulher a apostar seriamente na formação académica e profissional como uma das vias de luta para a conquista da igualdade no género,  para  demonstrar o reconhecimento da sua força e contribuição no desenvolvimento e estabilidade de Angola.

Durante a intervenção, a vice-governadora exortou a mulher a ser um canal importante na educação, formação e socialização das famílias, oferecendo conselhos sábios e discernimento para manter viva a história do país e a coesão, sublinhou.

Destacou o papel da igreja no resgate dos valores morais e cívicos e na construção de uma sociedade unida nos ideais de amor ao próximo, fraternidade e irmandade.

A directora do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Uíge, Vilhana Simba Bunga, considerou que a Jornada Março Mulher visa mobilizar a classe nos processos decisivos em curso no país, visando o exercício de uma cidadania mais activa, reflectir em torno do contributo destas na diversificação da economia e partilhar experiências entre as organizações da sociedade civil.

Para comemorar as datas, o Dia da Mulher Angolana, dois de Março, e Internacional, oito, várias actividades políticas, desportivas, sociais e palestras sobre a violência doméstica e combate ao HIV/Sida serão realizadas nos municípios da província.  

Membros do governo provincial, mulheres de diversas organizações sociais, religiosas e políticas testemunharam a abertura da Jornada Março Mulher 2019, nesta região do país.

Leia também
  • 23/02/2019 20:15:05

    Tocoísmo assinala 101º aniversário de seu profeta

    Luanda - A Igreja Tocoísta celebra, domingo, 24 de Fevereiro, o 101º aniversário do nascimento de Simão Gonçalves Toco, a quem seus seguidores e estudiosos atribuem dois papéis importantes: a de profeta e a de nacionalista.

  • 21/02/2019 14:05:00

    Governador reafirma criação de condições para alavancar a economia

    Uíge - O governador da província do Uíge, Pinda Simão, reafirmou hoje, quinta-feira, o compromisso do governo continuar a criar as condições para alavancar a economia, diminuir o desemprego e proporcionar meios técnicos e materiais para que os órgãos do Interior possam garantir a segurança e a ordem pública na província.

  • 17/02/2019 16:25:47

    Polícia destrói lavras de plantação de liamba na aldeia Contentores

    Uíge - Duas lavras com 277 plantas de estupefacientes, vulgo liamba, foram totalmente destruídas neste sábado, na aldeia Contentores, que dista a oito quilómetros da cidade do Uíge, sede capital da província, pelos Serviços de Investigação Criminal (SIC).