Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Novembro de 2019 | 16h11 - Actualizado em 07 Novembro de 2019 | 16h43

Bacia de retenção elimina risco de inundação de Caxito

Caxito - O risco de inundação da cidade de Caxito, através do rio Dande, vai deixar de existir depois de concluída a obra de construção de uma bacia de retenção, com capacidade para armazenar 110 milhões de litros de água.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

obras em curso na cidade de Caxito (arquivo)

Foto: Adão João Pedro

Esta informação foi prestada hoje, quinta-feira, em Caxito, província do Bengo, pela governadora local, Mara Quiosa, no final da jornada de constatação dos trabalhos de limpeza e desassoreamento da vala do perímetro irrigado de Caxito, assim como verificou o andamento da obra de construção da referida bacia.

Segundo a governante, a cidade de Caxito sempre esteve na  iminência de inundação, devido o declive da cidade em relação às margens do rio Dande.

"Quando for concluída a obra poderemos dormir mais descansados", ressaltou.

Sem adiantar o prazo de conclusão da obra, Mara Quiosa mostrou-se satisfeita por ver desbloqueadas algumas situações financeiras e mesmo contratuais que dificultavam o andamento da obra.

Enquadrada no projecto de infra-estruturas integradas de Caxito, a bacia de retenção está a ser construída numa área de seis hectares, com uma profundidade de cinco metros e apresenta uma execução física na ordem de 78 porcento.

Por sua vez, o técnico da Direcção Nacional de Infra-estruturas Públicas do Ministério da Construção e Obras Públicas, Hélder Biala, disse que as principais vias que transportam a água para o rio Dande já têm o sistema de drenagem pluvial efectuado.

Após a conclusão da obra, salientou, o projecto vai fornecer à cidade de Caxito um sistema de drenagem residual, arruamentos, passeios, iluminação pública e uma estação de bombagem de água na bacia de retenção.

Lembrou que o projecto de construção das infra-estruturas integradas de Caxito tem o valor contratual de 69 milhões, 172 mil e 173 dólares, e encontra-se com uma execução física de 26 porcento e financeira de 19 porcento.

No âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), esclareceu que as obras das infra-estruturas integradas no Dande vão absorver cerca de 16,8 mil milhões (52 porcento), dos 32,1 mil milhões de kwanzas destinados à província do Bengo.

Neste município, o projecto está a ser executado numa área de 91 hectares e vai beneficiar 14 mil habitantes de Caxito.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também
  • 06/11/2019 16:52:21

    Polícia pede colaboração da igreja na denúncia de crimes

    Caxito - O Comando Provincial da Polícia Nacional do Bengo quer a colaboração dos fiéis da Igreja Metodista Unida na denúncia de eventuais casos de crimes e de outros actos que prejudiquem a ordem e a tranquilidade pública.

  • 05/11/2019 15:31:22

    Comunidades das lagoas clamam por serviços sociais

    Caxito - Habitantes das lagoas da Ibêndua, Úlua e Icau Uando, no município do Dande, província do Bengo, solicitaram ao governo a reabilitação das vias de acesso e a construção de sistemas de energia eléctrica e a água potável.

  • 03/11/2019 11:37:40

    Bengo: Destruídos dez hectares de plantação de liamba no Ambriz

    Caxito - Dez hectares, com seis mil plantas de liamba, foram destruídos neste sábado pela Polícia Nacional, na localidade do Loge-grande, no município do Ambriz, província do Bengo, no quadro da operação "OSALAM" da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).