Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Novembro de 2019 | 19h25 - Actualizado em 11 Novembro de 2019 | 19h24

Governante destaca crescimento no sector da educação

Cacolo - O crescimento do sector da educação e da saúde constituem grandes realizações em 44 anos de Independência Nacional alcançada a 11 de Novembro de 1975, afirmou nesta segunda-feira, no município do Cacolo (Lunda Sul), o governador provincial, Daniel Neto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lunda Sul: Daniel Félix Neto, governador provincial

Foto: Angop

O governante teceu tais declarações no acto de massas que visou saudar a data, tendo reforçado que em todos os municípios foram construídas escolas do I e II ciclo de ensino secundário.

A título de exemplo, sublinhou, que no município de Saurimo (capital da Lunda Sul), funcionam actualmente duas instituições de ensino superior, no qual, em 2019, foram entregues 48 novas salas de aulas, estando em fase de conclusão, 25 outras salas de aulas, perfazendo um total de 73 salas.

A nível da província, fez saber que a nível do sector, foram admitidos 980 docentes, maioritariamente jovens, reduzindo de forma significativa o número de alunos fora do sistema de ensino, estimado em 17 mil 388 crianças, contando actualmente com uma população académica de 235 mil 964 discentes, nos diferentes subsistemas de ensino, assegurados por quatro mil e um professores.

No concernente a saúde, tem vindo a melhorar os préstimos à população, a província conta com unidades sanitárias em todas as sedes municipais, comunais e nas principais aldeias e povoações.

Daniel Neto afirmou que no presente ano, foi concluída a maternidade provincial da Lunda Sul, dois postos de saúde em Saurimo, estando em fase de conclusão o hospital geral, o bloco operatório e sala de raio x, no município do Dala, assim como outros postos na sede capital.

Avançou que neste sector foram admitidos 81 profissionais de saúde entre médicos, técnicos de diagnóstico, terapêutica e enfermeiros, com objectivo de humanizar os serviços, com melhor assistência médica e medicamentosa em todas unidades sanitárias.

Energia eléctrica

O governante disse que no que toca a energia eléctrica, foi possível aumentar o número de beneficiários graças ao funcionamento das barragens hidroeléctricas do Chicapa e do Chiumbwe e as centrais termoeléctricas ABC e Grecco.

Este ano foram realizados de forma profunda trabalhos de expansão da rede, recuperação da iluminação pública nos principais bairros periféricos de Saurimo, acções também previstas para os municípios do Dala, Cacolo e Muconda.

Daniel Neto disse que concluída a central termoeléctrica do Nhama com 20 megawatts, bem como aquisição e a instalação de dois grupos geradores no Cacolo, com um total de 2,2 megawatts e um no Muconda com 1,1 Mw, que vai melhorar a distribuição da energia eléctrica nas comunidades.

Água

Neste sector, foi melhorado o sistema de abastecimento de água em Saurimo, com a conclusão da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Chicapa, que fornece actualmente 250 metros cúbicos por hora.

Explicou que ainda este ano foram construídos três novos pontos de água em Saurimo e um no Dala, assim como seis pequenos sistemas de água e três no Cacolo e dois no Muconda.

Processo de requalificação

O governante avançou que está em curso um vasto programa de requalificação das vilas e cidades, com a terraplanagem e reciclagem das principais vias, o melhoramento de jardins e espaços verdes, passeios, plantação de árvores decorativas, com vista a melhor a imagem das circunscrições e o meio ambiente.

Constam ainda do programa, a instalação de sinalização luminosa, vertical e horizontal, construção de valas de drenagem a céu aberto e contenção das principais ravinas.

Para o município do Cacolo, no quadro do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), estão previstos 14 projectos, com destaque a construção e apetrechamento de duas escolas com sete salas nas comunas de Xassengue e Cucumbi, uma residência geminada para docentes, um centro integrado da Juventude na sede municipal e um sistema de água na localidade do Samuquixi.

Igualmente a reabilitação de 115 quilómetros da via Cacolo/Alto Chicapa e a reabilitação do centro médico do Cucumbi, constituindo ganhos incomensuráveis do 44º aniversário da Independência Nacional.

A festa dos 44 anos da Independência Nacional foi animada pelos artistas de Luanda, W. King, Bebucho Kekuia, e da praça local, Lemba Katchowe, Mbimbi Show e Sassa Tchokwe Internacional, com uma assistência de mais de seis mil almas dos mais variados sectores da região.

O município de Cacolo dista a 141 quilómetros da sede de Saurimo, possui uma extensão territorial de 15 mil e 402 quilómetros quadrados, onde vivem mais de 36 mil 185 habitantes, que se dedicam essencialmente à agricultura e ao comércio informal.

Leia também