Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Março de 2019 | 19h02 - Actualizado em 14 Março de 2019 | 19h11

Ministro do Trabalho quer empenho dos responsáveis do sector

Luena - Responsáveis das instituições do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (Maptss) na província do Moxico foram aconselhados pelo ministro do sector, Jesus Maiato, a exercerem as suas funções com empenho e dedicação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Moxico: Novos Gestores da Escola Rural Cidadela Jovens empossados

Foto: Kinda kyungu

Moxico: Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato

Foto: David Dias

Segundo o ministro, os funcionários devem evitar actos de difamação e calúnias entre colegas, primando pelo ética e deontologia profissional, visando um atendimento eficaz aos cidadãos.

Falando no acto de empossamento dos novos directores das instituições afectas ao MAPTSS, o ministro fez saber que o sector vai iniciar a elaboração de um projecto que visa erguer, dentro de 90 dias, os Serviços Integrados de Atendimento do Cidadão (SIAC), na região, estando dependente a indicação do terreno por parte do governo local.

Quanto à implementação de novos cursos nos Centros de Formação Profissional, adiantou que alguns serão efectuados no decorrer do presente ciclo formativo e outros no próximo ano, tendo em conta a procura e as necessidades do mercado de trabalho.

Jesus Maiato empossou o novo director da Escola Rural de Capacitação e Ofícios “Cidadela jovens de sucesso”, director e coordenador pedagógico do Centro de Formação Profissional “Dr Agostinho Neto”:  Adriano Sequesseque Chissumba, Jacob Jaime Saiambo e Fernando Pires Cacoma.     

Tomou igualmente posse, o chefe de Secção de Segurança, Saúde e Higiene no Trabalho da Inspecção Geral do Trabalho (IGT), José Augusto Chilembe e a chefe de Secção de Inspecção da IGT, Ester Ruth Pena.

A Escola Rural de Capacitação e Ofícios “Cidadela jovens de sucesso”, existe desde Setembro de 2014, já formou 34 jovens nos cursos de carpintaria, serrelharia, agropecuária e informática. Actualmente possui 88 alunos, dos quais 68 internos.   

Durante a sua permanência no Luena, o ministro do MAPTSS inaugurou quarta-feira (13), o Centro de Formação Profissional (CFP), marcando a abertura oficial do Ciclo Nacional de Formação Profissional 2019.

Visitou os serviços Provincial do Instituto de Formação Profissional, a Instalação de Inspecção Geral do Trabalho e o terreno onde serão erguidas as futuras instalações do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), a escola Rural de Capacitação e Ofícios “Cidadela jovens de sucesso”, centro “Pró-Trabalho” e o pavilhão de Artes e Ofícios do Bairro Alto Luena.     

Leia também
  • 14/03/2019 15:07:40

    SJA reitera urgência na criação de carteira de jornalistas

    Luanda - A aprovação do qualificador e a criação "urgente" de uma comissão de carteira e ética dos jornalistas estão entre as principais preocupações da classe, segundo o secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), Teixeira Cândido.

  • 14/03/2019 14:28:38

    Trinta mil trabalhadoras domésticas serão sindicalizadas este ano

    Luanda- Trinta mil é o número de trabalhadoras domésticas que o Comité Nacional da Mulher Sindicalizada pretende retirar da "escravatura moderna" até ao final deste ano em todo o país, no quadro de uma iniciativa que visa eliminar todo tipo de precariedade neste tipo de trabalho.

  • 14/03/2019 12:20:59

    Técnicos da ADRA analisam problemas das comunidades

    Malanje - Técnicos comunitários da Acção Para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) encontram-se desde hoje (quinta-feira) reunidos, em Malanje, com vista a melhorar a qualidade da sua intervenção social e resolução dos problemas das comunidades.