Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

25 Maio de 2019 | 06h40 - Actualizado em 25 Maio de 2019 | 06h40

Menongue com restrições de energia

Menongue - O vice-governador do Cuando Cubango para os serviços técnicos e infra-estruturas, Bento Francisco Xavier, admitiu, sexta-feira, que as restrições no fornecimento de energia eléctrica a cidade de Menongue, registadas nos últimos dias do mês de Abril até a data presente, deve-se à insuficiência de combustível na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Esta informação foi prestada no final de uma visita de campo do vice-governador, que culminou com nas instalações da nova central térmica do Cwebe, que tem uma capacidade de 54 megawatts, com duas turbinas, uma a gás e outra a gasóleo, avaliados em 69 milhões de dólares.

A central, que consome 75 mil metros cúbicos de gasóleo/dia, destinada a fornecer energia a cidade de Menongue 24 horas sobre 24 horas, desde a entrada em funcionamento em finais de Outubro de 2018, sem, no entanto, o uso da turbina a gás por outras razões técnicas.

Nesta altura, em função desta realidade, estão disponíveis cerca de 5 megawatts da antiga central térmica de Menongue, com restrições que rondam entre os 50 por cento de abastecimento na urbe, em que as prioridades recaem paras as unidades sanitárias, a central de captação de água e outras de serviços públicos.

Bento Francisco Xavier justificou que esta medida foi accionada até ao momento, mas que anteriormente tinha-se a noção que seria provisória, cuja solução poderá ser enconrtrada ao longo deste mês.

De acordo com o vice-governador, a turbina a gasóleo, com a capacidade de produzir 27 megawatts, nesta altura está apenas a fornecer 9.5, uma vez que não existe rede suficiente para distribuir os restantes em Menongue, no período que vai das 6horas às 17 horas e 30 minutos em cada dia.

A nova central térmica do Cwebe tem uma necessidade diária de 80 mil metros cúbicos de combustível, para garantir o funcionamento da turbina a gasóleo.

  

Leia também
  • 24/05/2019 21:43:34

    Adidos de defesa destacam desenvolvimento do Huambo

    Huambo - Os Adidos de defesa acreditados e residentes em Angola consideraram hoje, sexta-feira, positivo o nível de desenvolvimento económico-social da província do Huambo, durante os 17 anos de paz e de reconcilialção nacional, alcançada em 2002.

  • 24/05/2019 21:35:21

    Administrador-adjunto do Cuchi morre em acidente de viação

    Menongue - O administrador-adjunto do sector Político, Social e Económico do município do Cuchi, província do Cuando Cubango, João Tyamba, morreu quinta-feira, vítima de acidente na estrada Nº280.

  • 24/05/2019 18:47:51

    Balcão Único presente nos seis municípios do Zaire

    Mbanza Kongo - O serviço do Balcão Único de Atendimento ao Público (BUAP) deverá ser instalado e a funcionar nos seis municípios da província do Zaire até Setembro deste ano.