Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Junho de 2019 | 00h41 - Actualizado em 12 Junho de 2019 | 07h56

Campanha contra sarampo prevê vacinar 75 mil crianças

Quiculungo - Uma campanha de vacinação contra o sarampo arrancou terça-feira no município do Quiculungo, província do Cuanza Norte, prevendo imunizar cerca de 75 mil crianças dos seis meses aos 15 anos de idade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O programa, cuja abertura foi procedida pela vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Cuanza Norte, Leonor da Silva de Lima e Cruz, decorrerá até o próximo dia 18 do corrente Mês.

Para o êxito da campanha foram mobilizadas 145 brigadas, com um total de 380 técnicos e 80 mil doses de vacinas.

A acção de bloqueio visa a contenção da doença, após o registo na província de cinco casos de sarampo do mês de Março a Maio.

Segundo a vice-governadora do Cuanza Norte, de Janeiro à data presente foram registados no Cuanza Norte 38 casos suspeitos de sarampo, dos quais cinco com diagnósticos positivos, situação que está a preocupar as autoridades governamentais da província.

Os casos suspeitos ocorreram nos municípios de Quiculungo, Cazengo, Lucala e Banga.

Leonor de Lima e Cruz acrescentou que, apesar dos esforços do governo local em aumentar e melhorar as infra-estruturas sanitárias e o pessoal técnico, ainda continua a registar-se uma fraca adesão das famílias aos serviços de vacinação, o que leva a que as crianças não estejam protegêidas de várias doenças.

Por sua vez, o responsável do Departamento Provincial de Saúde Pública, Cruz Manuel, precisou à Angop que dos cinco casos positivos de sarampo registados na província, quatro foram diagnosticados no município de Quiculungo, onde foram verificados 13 casos suspeitos, enquanto o óbito ocorreu no município de Cazengo, sede da província do Cuanza Norte.

Leia também
  • 12/06/2019 04:05:03

    Cuanza Norte: População da aldeia da Pedreira clama por água potável

    Ndalatando - Pelo menos 192 habitantes da aldeia da Pedreira, situada a 11 quilómetros de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, clamam por água potável e energia eléctrica uma vez que a falta destes serviços dificultam a possibilidade de distribuição de outros serviços básicos aos munícipes daquela localidade.

  • 12/06/2019 00:14:58

    Governo do Moxico orienta acções prioritárias para o PIP 2019

    Luena - O governo provincial do Moxico vai reunir nos próximos dias com os administradores municipais para orientar as acções prioritárias a serem enquadradas no Programa de Investimento Público (PIP) 2019 e no remanejamento do Programa Integrado de Intervenção aos municípios (PIIM).

  • 11/06/2019 17:46:36

    Governador quer reflexão sobre perfil das autoridades tradicionais

    Malanje- O governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos, sugeriu, nesta terça-feira, o aprofundar da reflexão sobre o perfil das das autoridades tradicionais, definindo, claramente, quem é a autoridade tradicional e qual é o seu papel nas comunidades.