Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

21 Junho de 2019 | 20h27 - Actualizado em 21 Junho de 2019 | 20h27

Administrador de Cacuaco pede maior envolvimento de empresários

Luanda - O administrador do município de Cacuaco, Augusto José, solicitou hoje, (sexta-feira), maior apoio dos empresários locais, sobretudo, os exploradores de inertes, na melhoria das vias secundárias e terciárias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Reconheceu que em muitas ruas dos bairros de Cacuaco a circulação automóvel é quase impossível por causa dos buracos e os empresários podem ajudar.

Uma das vias pela qual os moradores e automobilistas clamam por uma intervenção urgente é a Estrada Nacional 100, por causa da sua importância no escoamento de produtos agrícolas da comuna da Funda para os vários mercados do centro da cidade.

 O pedido do administrador foi feito durante o acto de abertura das festas do município, que completa a 24 de Junho, 79 anos de existência desde a sua ascensão a categoria de município.

Augusto José convidou os empresários a explorarem a agricultura e pesca, áreas que considerou de grande potencial em recursos, no município.

Enumerou como principais preocupações por serem resolvidos, o fornecimento de água,  energia eléctrica, vias de comunicação, a segurança pública e emprego.

Aconselhou os jovens a se organizarem em cooperativas e associações profissionais de forma a conseguirem empréstimos bancários e assim criarem pequenas e médias empresas.

Durante a sua intervenção, aconselhou aos jovens a elevarem os seus conhecimentos técnicos e académicos para que consigam empregos com facilidade.

Para si, a falta de jovens formados em informática, contabilidade e gestão, em Cacuaco, faz com que estes percam as oportunidades de emprego, em detrimento dos que vêem de outros municípios.

Com vista a saudar a data, começou um torneio de futebol 11 de velhas glorias, ciclo de palestras, espectáculo músico cultural e mesa redonda sobre o município.

Cacuaco ascendeu à vila São João Baptista, o santo dos pescadores, em 1936, comemorou a sua primeira festa ao 21 de Junho de 1940, altura em que ascendeu a categoria de município.

O município de Cacuaco tem seis distritos urbanos, nomeadamente, Kikolo, Mulenvos de Baixo, Cacuaco Sede, Sequele e a comuna da Funda.

Tem como superfície 334 mil km2 e uma população estimada em um milhão de habitantes.

Leia também