Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

23 Junho de 2019 | 00h42 - Actualizado em 23 Junho de 2019 | 00h42

Cuanza Norte: Governador realça papel das forças da ordem na garantia da segurança pública

Ndalatando - O governador da província do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, realçou neste sábado, em Ndalatando, o "importante papel" das forças da ordem interna na manutenção da segurança das populações, garantia e defesa dos direitos dos cidadãos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Adriano Mendes de Carvalho, Governador do Cuanza-Norte

Foto: Francisco Miúdo

O governante, fez tal reconhecimento quando discursava no acto provincial dos 40 anos da criação do Ministério do Interior (Minint”, assinalado neste sábado, em todo o país.

Exortou os efectivos deste ministério a voltarem todas as suas atenções à prevenção e ao combate à criminalidade, à sinistralidade rodoviária e à emigração ilegal, no sentido de garantir à população a paz e a segurança.

Apelou-os, igualmente, a dedicarem-se à causa pública, primando pela isenção às questões políticas, a imparcialidade, disciplina, entre outros requisitos indispensáveis para a credibilidade da instituição.

Por seu turno, o delegado provincial do Minint no Cuanza Norte, Simão de Sousa Inglês, ressaltou a importância da formação do efectivo para a melhoria da qualidade do serviço que a instituição presta à sociedade.

Referiu que o actual momento do país solicita dos efectivos do Minint maior e melhor qualidade de trabalhão, diligenciando para o aumento da produção e da produtividade.

Quanto a situação operativa, o também comandante provincial da Policia Nacional esclareceu que de Janeiro a Junho deste ano foram registados, na província, 713 crimes diversos, menos 156 em relação ao igual período do ano transacto, dos quais 572 foram esclarecidos, resultando na detenção de 588 indivíduos, indiciados na prática destes delitos.

Neste mesmo período registou-se a ocorrência de 160 acidentes de viação (-26), com 57 mortos, 214 feridos e danos materiais avaliados em 93 milhões e 10 mil kwanzas.

Participaram do acto, efectivos e responsáveis da delegação do interior e de diversos órgãos que integram a instituição, magistrados, membros do governo, entidades religiosas, tradicionais, políticos, entre outros convidados.

Durante o acto comemorado que decorreu sob lema " Pelo resgate dos valores morais e cívicos, comemoremos o 40º aniversario do Minint” além de atractivos musical e cultural, foi lida a mensagem da Associação de Apoio à Mulher Polícia (AAMPA), na qual as mulheres afectas a organização ressaltaram o seu papel na projecção da camada feminina para outros patamares.

Na mesma mensagem manifestaram ainda o seu repúdio pela violência contra as mulheres e crianças.

Leia também
  • 23/06/2019 22:21:15

    Angola na Conferência Mundial da Juventude

    Lisboa (Da Correspondente) - Uma delegação angolana, chefiada pela ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, participou hoje, domingo, em Lisboa, no encerramento da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, edição2019 e Fórum daquela franja da sociedade.

  • 23/06/2019 18:27:38

    Sinprof implementa formação sobre sinais de trânsito

    Ndalatando - O núcleo do Sindicato dos Professores (Sinprof) no Cuanza Norte está a levar a cabo um plano de formação de estudantes sobre os sinais de trânsito e noções básicas do Código de Estrada, visando a prevenção da sinistralidade rodoviária.

  • 23/06/2019 16:58:45

    Bispo Afonso Nunes apela à cultura da paz e concórdia

    Luanda - Os angolanos devem começar a cultivar a cultura da paz e da concórdia, com vista a consolidar a reconciliação nacional, afirmou, neste domingo, o bispo da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Tocoista), Afonso Nunes.

  • 23/06/2019 05:12:06

    Cuanza Norte: Reinaugurado em Cambambe Comando Municipal da Policia Nacional

    Dondo - A Polícia Nacional no município de Cambambe, província do Cuanza Norte, conta desde sábado com novas instalações reabilitadas e completamente reequipadas, no âmbito do programa de melhoramento da prestação dos serviços policiais na região.