09 Agosto de 2019 | 22h10 - Actualizado em 09 Agosto de 2019 | 22h10
Projecto Vem Comigo insere mais de 100 mil portadores de deficiência
Luanda - Cento e dez mil portadores de deficiência foram inseridos no mercado do trabalho, no âmbito do projecto Vem Comigo iniciado em 2004, informou, nesta sexta-feira, o ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


1 / 1
Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato, entrega inputs agrícolas
Foto: Oscar Silva
O projecto está a ser implementado em 12 províncias do país e está focada na formação profissional, criação de cooperativas agrícolas e de prestação de serviços, bem como na implementação de pequenos negócios,
A 6ª fase do projecto, que está em execução, prevê inserir no mercado do trabalho duas mil 750 pessoas com deficiência.
Esta fase abrange às províncias do Bié, Cuando Cubango, Cabinda, Uíge e Moxico, sendo financiado pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e supervisionado pela Fundação Lwini, coordenado e executado pela Associação Nacional de Deficientes Angolanos (ANDA).
O governante, que falava à margem de uma visita de constatação a cooperativa agro-pecuária de portadores de deficiência na comuna de Cana- cassala, município de Nambuangongo, província do Bengo, manifestou-se satisfeito pelo grau de organização apresentado na cooperativa que conta com 100 famílias de ex-militares portadores de deficiência.
Da constatação efectuada, apontou como dificuldades a falta de viaturas para escoar os produtos do campo para a cidade e a interligação com os diversos mercados onde a produção possa ser comercializada.
Referiu que este facto tem levado a deterioração de grandes quantidades de alimentos, facto que levou a direcção do ministério a proceder a entrega de uma viatura com capacidade para três toneladas, com vista a superar esta lacuna.
Procedeu, de igual modo, a entrega de inputs agrícolas aos membros da cooperativa composto por catanas, enxadas, lancis, entre outros instrumentos.
A cooperativa agro-pecuária em Cana Cassala, com uma extensão de dois mil e 50 hectares, produziu duas mil 853 toneladas de bens diversos, com destaque para mandioca, batata doce e rena, inhame, citrinos e banana.
Com vista a facilitar a deslocação dos integrantes da coordenação do projecto, o ministro Jesus Maiato procedeu ainda a entrega de uma viatura a direcção da Associação Nacional de Deficientes de Angola ( ANDA ).
O próximo passo será a visita de constatação à província do Cuando Cubango para analisar a situação dos 500 ex-militares cadastrados pelo projecto Vem Comigo e que se encontram em condições precárias.
Por seu turno, o coordenador do referido projecto, Silva Lopes Etiambulo, considerou de preocupante as actuais condições de vida das pessoas portadoras de deficiência cadastradas pela ANDA.
Referiu que actualmente a coordenação do projecto tem cadastrados 150 mil portadores de deficiência em todo o país, na sua maioria ex-militares.
Leia também
- 11/08/2019 18:43:59
Comuna do Xassengue sem infra-estruturas sociais
Cacolo - A comuna de Xassengue, município do Cacolo, (Lunda Sul) necessita de serviços sociais básicos, com vista a garantir o desenvolvimento da circunscrição e contribuir na melhoria das condições de vida da população.
- 10/08/2019 21:43:15
Criada cooperativa para fabrico de sabão artesanal em Catete
Uma cooperativa composta por vinte jovens vai ser criada segunda-feira (12/09) do mês em curso no distrito urbano de Catete, município de Icolo e Bengo, em Luanda com objectivo de criar emprego a juventude, no âmbito do dia internacional da juventude assinalar-se no próximo dia 12 do corrente mês.
- 10/08/2019 08:21:38
Resenha Social: Aprovação da Lei sobre Transplante marca semana
Luanda - A aprovação, pelos deputados da comissão de especialidade da Assembleia Nacional (AN) da Proposta de Lei sobre Transplantes de Tecidos, Células e Órgãos Humanos, marcou a semana social que hoje, sábado, termina.