Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

17 Agosto de 2019 | 17h50 - Actualizado em 17 Agosto de 2019 | 18h04

Bié: Encarregados de educação apelam maior abrangência do PAT

Nhârea: Os encarregados de educação e autoridades tradicionais das comunas do Chinguar, Andulo e Camacupa, apelaram nesta sexta-feira (16), maior abrangência do Projecto de Aprendizagem para Todos (PAT).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Com vista a melhorar os conhecimentos e as competências dos professores e a gestão das escolas nas diversas províncias do país, os encarregados e autoridades tradicionais, consideraram que a expansão do projecto em todo território nacional, servirá de ferramenta importante no processo de ensino, aprendizagem e melhoramento da qualidade de ensino.

No âmbito da 3ª fase de formação contínua de professores que decorre de 12 a 24 deste mês, a professora Felizarda Vicomo confessou que o projecto mudou significativamente a sua forma de actuação e transmissão de conteúdos na sala de aulas, uma vez a aplicação de diversas técnicas adquirida durante a formação.

A docente Evalina Yala da escola 347, do município do Camacupa, sugeriu que projecto seja mais extensivo, uma vez que se nota muita diferença do grau de aproveitamento dos alunos das escolas abrangidas em relação as que não foram contempladas.

Para o secretário dos Sobas de Nhârea, Francisco Sabalalo, além da expansão do projecto, é necessário o reforço do número de docentes na localidade, pelo facto de existirem ainda crianças fora do sistema de ensino, fundamentalmente nas zonas mais recônditas do município.

A 3ª fase do projecto, de iniciativa do Ministério da Educação (MED) em parceria com o Banco Mundial (BM), abrange 18 mil e 120 professores em todo o país.

O Projecto Aprendizagem para Todos (PAT), promovido pelo Ministério da Educação em parceria com o Banco Mundial, visa melhorar os conhecimentos e as competências dos professores, a gestão das escolas e desenvolver um sistema eficaz de avaliação dos alunos.

Assuntos Educação   Sociedade  

Leia também
  • 17/08/2019 13:52:57

    Cappri forma quase metade de professores do projecto

    Luanda - Quatro mil e 500 professores do ensino primário, dos nove mil e 600 previstos, foram formados, de Junho de 2018 até agora, em Luanda, pelo ministério da Educação, no âmbito do projecto de Capacitação para Professores Primários (Cappri).

  • 17/08/2019 10:02:05

    Administração encerra girafas de água em Bom Jesus

    Icolo Bengo - Cinco girafas de água (pontos de abastecimento a camiões cisternas) foram encerradas no princípio deste mês, na comuna de Bom Jesus, pela administração municipal de Icolo e Bengo, devido ao exercício ilegal da actividade de comercialização da água.

  • 17/08/2019 00:48:14

    Inagurada a ponte sobre o rio Ngola Luije

    Malanje - A Ponte sobre o rio Ngola, na comuna de Ngola Luiji, município de malanje foi inaugurada sexta-feira, 29 anos depois da sua destruição, durante a guerra.