Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

17 Agosto de 2019 | 00h48 - Actualizado em 17 Agosto de 2019 | 16h12

Inagurada a ponte sobre o rio Ngola Luije

Malanje - A Ponte sobre o rio Ngola, na comuna de Ngola Luiji, município de malanje foi inaugurada sexta-feira, 29 anos depois da sua destruição, durante a guerra.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A nova estrutura de metal com capacidade para 45 toneladas, mede 15 metros de comprimento e 4 de largura e foi montada por técnicos do INEA (Instituto Nacional de Estradas de Angola), no período de 3 a 8 deste mês.

A sua inauguração coube ao governador de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, que reconheceu na ocasião o sofrimento por que a população e os automobilistas principalmente enfrentaram durante décadas no troço Ngola Luije/Kiwaba Nzoje, por falta de ponte.

Disse que recuperada a ponte, outra preocupação prende-se com a reabilitação da estrada principal da comuna de Ngola Luije, para permitir melhor fluidez do trânsito automóvel e das trocas comerciais.

“A população já vinha clamando por essa ponte e hoje com a sua reposição os camponeses vão poder transportar as suas mercadorias para a cidade de Malanje e vice-versa”, frisou, acrescentando ser necessário haver vigilância por parte de todos os munícipes para se evitar a vandalização desse e outros bens públicos, à semelhança do que aconteceu recentemente com um sistema de água destruído por indivíduos desconhecidos.

Entretanto, o administrador municipal de Malanje, João de Assunção disse que a estrada em causa será reabilitada a partir deste ano, no âmbito das empreitadas inscritas no PIIM (Plano Integrado de Intervenção nos municípios”, que prevê igualmente acções para o sector da saúde.

Enquanto isso, as autoridades tradicionais, através do regedor da comuna, Andrade Dala, manifestaram-se satisfeitas pela reposição da ponte e pediram melhorias da estrada, bem como os serviços de registo civil e de telefonia móvel, situação que tem dificultado a aquisição de cédulas e bilhetes de identidade, bem como a comunicação com o resto do país.

Devido a destruição da ponte sobre o rio ngola Luije, cerca de 3 mil habitamntes desta comuna se encontravam isoladas na margem contrária e o mesmo aconteceia com a  circulação automóvel não se fazia sentir, já que a estrutura era de paus colocados por populares.

A comuna de Ngola Luije dista 37 quilómetros da cidade de Malanje no sentido que dá acesso a leste ao município de Kiwaba Nzoje. Segundoo dados do Censo de 2014, a população maioritariamente camponesa é estimada em 9 mil e 997 habitantes.

Leia também
  • 17/08/2019 10:02:05

    Administração encerra girafas de água em Bom Jesus

    Icolo Bengo - Cinco girafas de água (pontos de abastecimento a camiões cisternas) foram encerradas no princípio deste mês, na comuna de Bom Jesus, pela administração municipal de Icolo e Bengo, devido ao exercício ilegal da actividade de comercialização da água.

  • 16/08/2019 16:40:32

    População do Luachimo ganha sistema de água

    Dala - Vinte anos depois, a população do bairro Luachimo ganhou hoje, sexta-feira, um sistema de captação de água, inaugurado no âmbito das comemorações do 51º aniversário da sua elevação a categoria de vila.

  • 16/08/2019 13:57:40

    Josefa Sacko encoraja jovens mulheres a enfrentar desafios

    Luanda - Josefa Sacko é uma angolana que ao longo destes anos vem ganhando notoriedade e aumentando o seu prestígio em organizações internacionais. Em Março, foi eleita uma das cem Pessoas Mais Influentes na Política Climática em 2019, numa lista que inclui políticos, funcionários públicos, académicos e activistas. Actualmente figura da lista inaugural das 100 Mulheres Africanas Mais Influentes.