Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

19 Agosto de 2019 | 18h37 - Actualizado em 19 Agosto de 2019 | 18h50

UNICEF entrega bens para apoiar vítimas da seca

Luanda - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) entrega, nesta terça-feira, bens para apoiar a implementação de programas em prol das vítimas da seca na província do Cunene.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A doação é feita no quadro da execução do programa de apoio ao Governo da Província do Cunene e é composta por produtos para reabilitação nutricional de crianças, água e saneamento, e "kits de dignidade" para mulheres.

O Cunene vive, desde Outubro de 2018, uma acentuada crise, com 857 mil e 443 pessoas (de um total de 171 mil 488 famílias) e um milhão de cabeças de gado afectados pela seca, que já e já causou a morte de 30 mil cabeças de gado, entre bovino, caprino e suíno.

Para o efeito, o Executivo disponibilizou 3.9 mil milhões de Kwanzas para a aquisição de bens diversos.

Segundo um comunicado da instituição, esta entrega faz parte de uma consignação que inclui as províncias da Huíla, Bié e Namibe, em resposta à emergência da seca que assola algumas regiões do sul do país, financiada pelo Fundo Global para Resposta às Emergências das Nações Unidas (CERF), que conta com a participação de outras agências das Nações Unidas como o FNUAP, OMS e FAO. 

No Cunene, a entrega a ser efectuada constitui a segunda e mais volumosa remessa do UNICEF para implementação das acções de apoio ao Governo da Província e os seus parceiros na resposta ao impacto da seca, sendo composta por produtos para programas de reabilitação nutricional de crianças, água e saneamento, e "kits de dignidade" para mulheres, no valor de cerca de 160 mil dólares.

O programa de apoio do UNICEF à província do Cunene, lê-se no documento, inclui ainda acções de desenvolvimento convergentes, viradas para o fortalecimento do sistema de protecção da criança na província, registo de nascimento, desenvolvimento da primeira infância,educação e saúde, e capacitação de actores locais dos diferentes sectores para disponibilizar serviços básicos às famílias e crianças.

A entrega de bens acontece um dia após a assinatura de um acordo entre o Governo da Província, o Banco de Fomento de Angola e o UNICEF visando a implementação da abordagem “Porto Seguro” no município de Ombadja.

Com uma contribuição financeira equivalente a 2 milhões de dólares, através do seu programa de responsabilidade social “Mais Água, Mais Vida”, o BFA irá juntar-se aos esforços do Governo e do UNICEF, fornecendo recursos que permitirão facilitar o acesso a água e a um conjunto de serviços integrados focalizados na criança e as suas famílias em locais e comunidades mais severamente afectadas no município de Ombadja.

A abordagem “Porto Seguro” adopta escolas e outras infra-estruturas sociais como plataformas para o acesso a água, nutrição e fornecimento de serviços sociais básicos como a educação, desenvolvimento da primeira infância, saúde, registo e protecção, promovendo a complementaridade, integração e sinergias entre serviços do Governo e os seus parceiros, visando maximizar o uso de recursos para fortalecer a resiliência e alcançar melhores resultados no imediato e a longo prazo para as crianças mais vulneráveis.

Assuntos Angola   Província » Uíge  

Leia também
  • 19/08/2019 18:48:40

    Minint doa bens de primeira necessidade para vítimas da seca

    Uíge - O Governo provincial do Uíge recebeu hoje, segunda-feira, da delegação local do Ministério do Interior (Minint), bens de primeira necessidade para apoiar a população afectada pela seca na região sul de Angola.

  • 19/08/2019 14:57:20

    Acidentes de viação causam 182 mortos em Angola

    Luanda - Cento e oitenta e duas pessoas morreram em Angola, de Julho de 2018 a Julho 2019, em consequência de 854 acidentes de viação.

  • 17/08/2019 18:45:54

    Cidadão morre afogado no rio Quissungo

    Uíge- Um cidadão de 40 anos de idade, identificado por Mendes Correia, morreu afogado hoje, sábado, no rio mata quissungo, município de Sanza-Pombo, a 155 quilómetros da cidade do Uíge.