Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

06 Setembro de 2019 | 18h00 - Actualizado em 06 Setembro de 2019 | 18h00

Bispo quer reforço do apoio às vítimas da seca no Cunene

Ondjiva- O bispo da diocese de Ondjiva, Dom Pio Hipunyati, destacou, nesta sexta-feira, a necessidade de a sociedade angolana se mobilizar e reforçar o apoio alimentar para acudir as vítimas da seca na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Bispo da diocese de Ondjiva, Dom Pio Hipunhati

Foto: José Cachiva

O Cunene vive, desde o mês de Outubro de 2018, uma acentuada crise, com 880 mil e 172 pessoas e um milhão de cabeças de gado afectados pela seca, que já causou a morte de 30 mil cabeças, entre bovino, caprino e suíno.

Ao falar à imprensa no final da visita do presidente da UNITA, Isaías Samakuva, ao Bispado da Diocese de Ondjiva, Pio Hipunyati disse que os governantes, políticos e sociedade civil devem mostrar-se solidários para com à população.

“A seca prolongada está a provocar uma crise fome nas comunidades que dependiam apenas do resultado das colheitas nos campos e da criação do gado obrigando a uma intervenção urgente para minimizar a situação”, afirmou.

Pio Hipunyati afirmou que o governo deve declarar o estado de emergência, para a obtenção de mais apoios, visto que faltam nove meses para a próxima colheita agrícola (Maio de 2020).

Segundo dados do governo, a província do Cunene precisa de 35 mil toneladas de bens alimentares por mês, para acudir as pessoas afectadas pela seca nos municípios do Cuanhama, Cuvelai, Cahama, Namacunde, Ombadja e Curoca.

Para o efeito, o Executivo angolano disponibilizou 3.9 mil milhões de Kwanzas para a aquisição de bens diversos

O líder da UNITA, Isaías Samakuva, cumpriu o segundo dia dos três de visita ao Cunene.

Isaías Samakuva teve também encontros com o governador do Cunene, Vigilio Tyova, e o Rei de Onalueque, município de Ombadja, Mário Satipamba.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 03/09/2019 22:05:58

    Operação "Oneleo" combate fuga ao fisco na fronteira sul

    Ondjiva - Treze toneladas e 610 quilos de mercadoria diversa foram apreendidos por fuga ao fisco, durante uma operação conjunta, denominada "Oneleo", que decorreu de 31 de Agosto a 02 de Setembro, entre a Polícia Nacional e a congénere namibiana, ao longo do perímetro fronteiriço.

  • 02/09/2019 17:40:12

    Disponivéis 12 milhões de Euros para projectos sociais

    Ondjiva- Doze milhões de Euros estão disponível para implementação de projectos sociais nas províncias do Cunene, Huíla e do Nimibe, no quadro da execução do Programa de Fortalecimento de Resiliência, Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FREZAN).

  • 31/08/2019 15:44:16

    Famílias afectadas pela seca beneficiam de bens alimentares

    Ondjiva - Sete toneladas e meia de bens alimentares diversos foram entregues hoje, sábado, ao governo provincial do Cunene, pela Aliança Evangélica de Angola (AEA), para apoiar as famílias afectadas pela seca nessa região.