Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

06 Setembro de 2019 | 15h36 - Actualizado em 06 Setembro de 2019 | 15h36

Centro de Saúde da vila Kativa entra em funcionamento este ano

Luanda - O Centro de Saúde da Vila Kativa, localizado no distrito do Sequele, municipio de Cacuaco, com capacidade para o internamento de 50 pacientes, pode entrar em funcionamento este ano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

jornada de campo do governador de Luanda, Sérgio Rescova

Foto: Clemente dos Santos

A garantia foi dada hoje (sexta-feira), em Luanda, pelo governador  Sérgio Luther Rescova Joaquim, no final de uma visita de inspecção ao centro de saúde e as obras de construção de três escolas paralisadas, alegadamente por falta de verbas.

Segundo o governador, o mais importante é trabalhar para que até ao final do ano o centro funcione, “é um bem importante que a população precisa e com alguma aceleração na execução financeira, os empreiteiros podem antecipar a entrega da obra”.

O Centro da Vila Kativa possui 12 consultório, uma área materno-infantil, morgue com seis gavetas e sendo uma unidade hospitalar da zona do Sequele vai apoiar os populares dos vários distritos do município de Cacuaco, referiu o governador.

O dirigente adiantou que o nível da obra é satisfatório, devendo o empreeteiro acelerar a execução do projecto o máximo possível, porque a prioridade do Governo é aumentar a oferta dos serviços de saúde a nível primário.

Durante a visita , Sergio Luther passou pelo bairro Monte Belo que não possui escolas públicas e a população usa, como alternativa, uma escola improvisada de chapas de zinco e bancos feitos de blocos e madeira.

Fruto da inexistência de escolas públicas, três jovens leccionam da iniciação até a 6ª classe para 100 alunos na referida escola improvisada, situação constatada pelo dirigente.

Sérgio Luther Rescova Joaquim explicou que para o próximo ano lectivo será possivel aumentar o número de crianças no sistema de ensino, com a entrada em funcionamento de três novas escolas na localidade.

Devem entrar em funcionamento, no bairro do Belo Monte, uma escola do segundo ciclo de 16 salas de aulas e outra na Pedreira do primeiro ciclo com14, ambas em obras desde 2014.

Existem algumas obras em curso que devem ser aceleradas para que as instalações estejam disponíveis para beneficiar a população com brevidade, com destaque para  uma escola do ensino primário de seis salas de aulas, uma oferta do Fundo de Apoio Social (FAS)

O município de Cacuaco conta com os distritos urbanos do Kikolo, Mulenvos de Baixo, Cacuaco Sede, Sequele e a comuna da Funda.

Com uma superfície 334 mil quilómetros, Cacuaco tem uma população estimada em um milhão de habitantes.

Leia também
  • 06/09/2019 17:59:54

    Realizado Workshop sobre política de género em Luanda

    Luanda - Um Workshop de Balanço Sobre a Política Nacional Para a Igualdade e Equidade de Género a nível de Luanda foi realizado hoje (Sexta-feira) para colher opiniões dos principais intervenientes sobre o grau de implementação do referido programa.

  • 06/09/2019 17:35:26

    Mulher golpeia homem com caco de garrafa

    Luanda - Uma mulher, de 39 anos, foi detida quinta-feira, no município de Cacuaco, em Luanda, depois de ter desferido golpes com um caco de garrafa nos membros superiores de um homem de 43 anos.

  • 06/09/2019 16:08:25

    Incêndio em cabine no Kilamba causa prejuizos de mais de USD um milhão

    Luanda - Em mais de um milhão de dólares norte-americanos estão avaliados os prejuízos causados por um incêndio ateado, na madrugada desta quinta-feira, por desconhecidos, numa cabine de seccionamento de energia eléctrica, na parte norte da Centralidade do Kilamba, município de Belas, em Luanda.