Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

23 Setembro de 2019 | 13h59 - Actualizado em 23 Setembro de 2019 | 15h10

Problemas de terras estão a ser mitigados no Huambo

Huambo - Os problemas causados pelo uso e posse de terras nas comunidades rurais da província do Huambo, no planalto central do país, estão a ser mitigados pela Organização Não-Governamental Development Workshop (DW).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações hoje, segunda-feira, à Angop, o coordenador do projecto, Moisés Festo, informou estarem em curso acções de mitigação em 26 aldeias dos municípios da Chicala-Cholohanga e Cachiungo.

A mitigação de tais problemas, que no passado terminavam em disputas judiciais e físicas, é fruto da implementação, desde Janeiro de 2018, do projecto de gestão de terras, financiado pela União Europeia (UE).

Moisés Festo disse que o projecto tem como principais acções a elaboração de mapas de uso de solos, para facilitar a tomada de decisões das autoridades responsáveis pela gestão de terras e a divulgação da lei de terras aos líderes comunitários e chefes de família.

Além destas duas acções, o projecto de gestão de terras, avaliado em 250 mil euros, contempla o incentivo na adopção de medidas de conservação dos solos, para evitar a mobilidade das famílias. 

Até Junho de 2020, data do término do projecto, a Development Workshop espera, segundo Moisés Festo, que as 26 aldeias beneficiadas estejam aptas para obter o título do direito útil consuetudinário.

Entre 2013 a 2017, de acordo com o responsável, este mesmo projecto já beneficiou, na província do Huambo, comunidades rurais dos municípios da Caála, Chicala-Cholohanga, Cachiungo, Bailundo, Huambo, Ecunha e Longonjo.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 20/09/2019 19:21:51

    Huambo no resgate do estatuto de "Cidade Vida"

    Huambo - A administração do município do Huambo, capital da província com o mesmo nome, procura resgatar, nos próximos tempos, o estatuto de "Cidade Vida", como outrora era chamada, com a requalificação das ruas da urbe, para que as mesmas tenham uma imagem mais atraente e condizente com o seu traçado arquitectónico.

  • 20/09/2019 17:02:32

    Responsável exige rigor na distribuição da merenda escolar

    Huambo - O coordenador adjunto da comissão multi-sectorial de monitorização da merenda escolar na província do Huambo, José Cornélio, exigiu hoje, sexta-feira, aos operadores envolvidos no processo de preparação e distribuição às instituições escolares, maior rigor no cumprimento do cardápio e regularidade na sua prestação diária.

  • 19/09/2019 17:52:08

    Sector das águas beneficia de USD mais de 26 milhões do BM

    Huambo - O sector das águas na província do Huambo está a beneficiar, de forma faseada, de 26 milhões, 109 mil e 159 dólares norte-americanos (USD) do Banco Mundial (BM), para o financiamento adicional do projecto de construção de 195 quilómetros da rede de distribuição do produto.