Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

01 Abril de 2020 | 16h07 - Actualizado em 01 Abril de 2020 | 16h07

Covid-19: Municípes do Lucapa desobedecem Estado de Emergência

Lucapa- Centenas de cidadãos continuam a sair às ruas no município de Lucapa, 129 quilômetros da cidade do Dundo, capital da Lunda-Norte, mesmo com o Estado de Emergência em vigor.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Angola observa desde o dia 27 de Março,  um regime de excepção que restringe, durante 15 dias, direitos fundamentais dos cidadãos, como a livre circulação e conglomerados populacionais, o que não está a ser cumprido a rigor em todo o país.  

Entre outras medidas, ficam interditas, nesse regime de Estado de Emergência, a circulação de moto-taxis, a venda de bens não essenciais nos mercados informais e a venda concentrada na via pública ou locais inapropriados.

Mas no município de Lucapa, com 25 cidadãos em quarentena domiciliar,   a circulação de pessoas e moto-taxis continua a ser feito de forma normal, apesar dos dispositivos de segurança montados em vários pontos pelo Comando Municipal da Polícia Nacional.

Os efectivos destacados nas principais artérias   vão tentando impedir que os cidadãos circulem, mas estes, sem máscaras de proteção,  resistem, obrigando o usa da força por parte das tropas.

Os moto-taxis usam as ruas dos bairros periféricos, onde não há policiamento, para o exercício das suas actividades,  igualmente sem proteção quer dos clientes como dos próprios motoqueiros.

Alguns estabelecimentos comerciais continuam a exercer as suas actividades, sem medidas de prevenção.

Os cidadãos interpelados pela Angop  denunciaram a especulação de preços,  sobretudo dos produtos da cesta básica.

A aquisição de alimentos, gás de cozinha,  material de biossegurança continua a ser a justificação dos cidadãos em circular.

O comandante municipal da Polícia Nacional no Lucapa,  José Cando, disse que será reforçado o número de efectivos nas principais artérias e deter as pessoas que persistirem em circular desnecessariamente.

Por seu turno, a administradora municipal de Lucapa, Maria Muagita, apelou a população a cumprir com as medidas de prevenção.

O número de cidadãos em quarentena na Lunda Norte é de 35, sendo que o país (Angola) continua com os quatro casos positivos, dois mortos e um paciente curado.

Leia também
  • 31/03/2020 17:53:31

    Camiões cisternas distribuem água na Lunda Norte

    Lucapa- Cinco camiões cisternas iniciam, nos próximos dias, o abastecimento de água potável de forma gratuita nas comunidades de Caungula, Cuango e Capenda Camulemba, província da Lunda Norte, no quadro do plano de contingência para conter a pandemia do Coronavírus.

  • 31/03/2020 17:48:55

    Operadoras de recolha de lixo em funcionamento em Chitato

    Dundo - Apesar da entrada em vigor do Estado de Emergência em vigor, no âmbito das medidas de prevenção e contenção da propagação do Covid-19, as empresas de recolha de lixo no município de Chitato, província da Lunda Norte, continuam a operar.

  • 27/03/2020 13:45:19

    EPAS fornece água sem restrições na Lunda Norte

    Dundo - A Empresa Pública de Águas e Saneamento (EPAS) na Lunda Norte garantiu o fornecimento de água potável sem restrições, no quadro das medidas de contenção à propagação da pandemia coronavírus (COVID-19).