Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

02 Maio de 2020 | 18h58 - Actualizado em 02 Maio de 2020 | 18h57

Covid-19: Mercados do Uíge ignoram medidas de prevenção

Uíge - Os vendedores dos mercados formais e informais da cidade do Uíge continuam a ignorar às medidas de prevenção contra a Covid-19, orientadas no quadro do prolongamento do Estado de Emergência, como as do distanciamento social, pontos de água para lavagem das mãos e do uso regular de máscaras.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Uíge: Um dos ângulos da cidade

Foto: Joaquina Bento

Na feira, mercado a céu aberto na zona Sul da capital provincial, no bairro Kilala, a desordem é visível, associada ao reduzido efectivo dos agentes da ordem pública e de fiscalização do mercado, para ajudarem a repor às normas e a legalidade no local.

No referido espaço, o ligeiro distanciamento verifica-se apenas nas áreas dos hortofrutícolas e alimentos, enquanto que na dos utensílios de uso doméstico como bacias, baldes, pratos, vestuários, entre outros bens, o amontoado de pessoas é mais acentuado.

Quanto ao uso de máscaras, observa-se mais a sua utilização por parte dos compradores, ao passo que as vendedoras, na sua maioria, não usam às máscaras, luvas, nem higienizam às mãos quando atendem os clientes.

Cenário similar constata-se igualmente no Mercado Municipal (Praça Grande), situado no centro da cidade, nos informais do Mbenba Ngango, Dunga, Bairro 14, Rotunda do Songo, Parte Braço, e nos demais pequenos espaços de venda ambulante.

A Angop não conseguiu contactar as autoridades locais para uma abordagem sobre a falta de cumprimento, por parte dos vendedores, de um conjunto de medidas higiosanitárias contra a covid-19. 

No entanto, as vendedoras dos mercados da cidade do Uíge estão a cumprir com a norma dos três dias úteis para venda dos produtos (terças, quintas e sábados).

Assuntos Província » Uíge   Saúde  

Leia também
  • 01/05/2020 12:07:09

    Governo entrega 12 autocarros para transporte urbano

    Uíge - Doze (12) autocarros para serviços de transporte público, com capacidade de 62 lugares cada, foram entregues esta quinta-feira, na cidade do Uíge, a três operadores privados locais, no âmbito do reforço e reordenamento do transporte rodoviário urbano regular de passageiros na província.

  • 27/04/2020 16:52:20

    Huíla: Municípios carecem de serviços de fisioterapia e radiologia

    Lubango - Os municípios da Humpata, Chibia e Gambos são três dos 14 da província da Huíla que ainda carecem de serviços de fisioterapia e radiologia em seus hospitais, que, apesar de novos, nunca tiveram tais meios.

  • 26/04/2020 01:01:14

    Covid-19: Novo Estado de Emergência "mais leve"

    Luanda - Diferente dos dois primeiros períodos do Estado de Emergência, subdivididos em 15 dias cada, a contar do dia 27 de Março último, este terceiro ciclo do regime excepcional, em vigor desde hoje, impõe regras menos rígidas.