Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

18 Junho de 2020 | 16h11 - Actualizado em 18 Junho de 2020 | 17h06

Covid-19: Governador reitera cumprimento da quarentena

Mbanza Kongo - O governador provincial do Zaire, Pedro Makita Júlia, reforçou esta quinta-feira, em Mbanza Kongo, o apelo à população para o cumprimento obrigatório da quarentena domiciliar ou institucional, para evitar o alastramento da covid-19 em todo território nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Pormenor do movimento de uma das fronteiras terrestres entre Angola e o Congo Democrático, a partir do Zaire

Foto: Gaspar dos Santos

Segundo o governador, que falava à imprensa, além da fronteira norte, que a região partilha com a RDC, maior atenção deve ser prestada também à fronteira sul, que delimita o Zaire com a província do Bengo, de modo a impedir a violação da cerca sanitária por cidadãos saídos de Luanda.

Para o efeito, o governante orientou para que as forças de defesa e ordem pública, estacionadas no posto do Rio Loge (no município do Nzeto), limítrofe com a província Bengo, reforcem a vigilância, incluindo os técnicos da saúde ali colocados.

Lembrou que “a melhor arma para o combate contra este inimigo invisível continua a ser a prevenção”, pelo que lamentou a falta de capacidade de testagem em massa na região para se aferir a prevalência ou não do vírus entre a população local.

A província do Zaire, a par de outras 15 regiões do país, excepto Luanda (152 infectados) e Cuanza Norte (3), está sem qualquer caso positivo confirmado de covid-19, até a presente data.

A região partilha uma fronteira de 310 quilómetros com a República Democrática do Congo, país que conta já com centenas de casos positivos, o que as autoridades governamentais do Zaire consideram ser um risco acrescido para a entrada da doença neste ponto norte de Angola.

Angola soma agora 155 casos positivos, dos quais 152 em Luanda e três no Cuanza Norte (65 importados e 90 de contaminação local), com sete óbitos, 84 activos e 64 recuperados..

Assuntos Província » Zaire   Saúde  

Leia também
  • 18/06/2020 23:24:23

    Covid-19: Fim da cerca do Hoji-Ya-Henda sem data

    Luanda - O levantamento da cerca sanitária do bairro Hoji-Ya-Henda, em vigor desde 11 de Maio, está condicionado a recolha de novas amostras a indivíduos cujos primeiros exames resultaram indeterminados, informou hoje, nesta cidade, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

  • 18/06/2020 15:36:48

    Covid-19: Governador quer cumprimento obrigatório da quarentena

    Mbanza Kongo - O governador provincial do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia, reforçou esta quinta-feira, em Mbanza Kongo, o apelo à população para o cumprimento obrigatório da quarentena domiciliar ou institucional, para se evitar o alastramento da covid-19 em todo território nacional.

  • 18/06/2020 14:13:13

    Covid-19: Polícia Nacional recebe meios de biossegurança

    Lubango - O Comando Provincial da Polícia Nacional na Huíla recebeu, hoje, cerca de uma tonelada de meios de biossegurança, numa doação de um grupo de empresários eritreus que opera na circunscrição, no âmbito dos esforços de prevenção conta a covid-19.