Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

26 Junho de 2020 | 17h37 - Actualizado em 26 Junho de 2020 | 17h37

ERCA demarca-se das práticas editoriais ofensivas do Folha 8

Luanda - A Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana (ERCA) informou hoje que é contra as práticas editoriais do jornal “Folha 8” que atentam a honra e dignidade dos obreiros da independência nacional, nomeadamente o Presidente - fundador da República de Angola António Agostinho Neto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Numa nota chegada à ANGOP, a ERCA refere que, esta deliberação do seu Conselho Directivo, vem na sequência da análise geral do estado da comunicação social do país, tendo em conta a ocorrência de alguns factos susceptíveis de esclarecimentos como a comparação do antigo Presidente a personalidades consideradas defensoras da escravatura, feita pelo Folha 8.

 Em relação a uma queixa/denúncia apresentada pelo Governo da Província do Cuanza Sul contra a Emissora Católica local, a ERCA apelou aos profissionais da comunicação social a moderarem os debates com a participação em directo dos ouvintes e telespectadores para se evitar excessos de linguagem dos intervenientes.

A entidade reguladora reiterou, no seu comunicado, que o exercício da liberdade de imprensa deve assegurar a informação ampla e isenta, o pluralismo democrático, a não discriminação e o respeito pelo interesse público.

Reafirmou que o profissional da comunicação social não deve instigar o ódio, o tribalismo, o regionalismo e o racismo, devendo basear-se no respeito da dignidade da pessoa humana e na vontade do povo angolano.

De igual modo, chamou a atenção para a necessidade da observância do dever de imparcialidade no tratamento da informação relativa à actividade dos partidos políticos, de acordo com a Constituição e demais legislação em vigor.

Assuntos Sociedade  

Leia também
  • 26/06/2020 16:21:56

    Polícia Nacional lança aplicativo para ajudar utentes na via pública

    Luanda - "Conheça o trânsito" é o nome de um aplicativo lançado esta sexta-feira, em Luanda, pela Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSR) do Ministério do Interior, numa parceria com a NCR Angola, com vista a ajudar os utentes da via pública (condutores, passageiros e peões).

  • 26/06/2020 15:35:06

    País regista mais de 38 mil consumidores de drogas

    Luanda - Trinta e oito mil e 352 pessoas foram diagnosticadas nos últimos três anos pelas unidades sanitárias como consumidoras de álcool e outras drogas no país, de acordo com dados estatísticos do Ministério da Saúde (MINSA), divulgados nesta sexta-feira, em Luanda.

  • 26/06/2020 14:07:37

    Covid-19: Administrador exorta igrejas a cumprir medidas

    Bibala - O administrador do município da Bibala, província do Namibe, Tchinanga Kole, exortou hoje, sexta-feira, os líderes das diferentes denominações religiosas a cumprirem, de forma rigorosa, as medidas de prevenção contra a covid-19 para se evitar o contágio entre os crentes.