Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

26 Junho de 2020 | 15h27 - Actualizado em 26 Junho de 2020 | 18h29

Ressaltada importância das políticas de inclusão da mulher na economia

Bailundo - A política de inclusão da mulher na economia apresenta-se como uma estratégia viável para dinamização do progresso e desenvolvimento sócio-económico desejado para as comunidades.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Seminário sobre inclusão da mulher

Foto: Valentino Yequenhe

Chede do departamento do Desenvolvimento Integrado, Maria Imaculada katuvala

Foto: Valentino Yequenhe

Estas declarações foram proferidas hoje, sexta-feira, pela chefe do departamento de Desenvolvimento Integrado na província do Huambo, Maria Imaculada Katuvala Sacuma, quando dissertava sobre o tema “Inclusão da mulher na economia” durante um seminário promovido pelo Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade do Género.

Na ocasião, referiu que, por via da política de inclusão das mulheres na economia, pode-se alcançar os níveis desejados, em termos de enquadramento dessa franja da sociedade, nos distintos ramos de actividade, com vista a garantir a sua autonomia e independência financeira.

Deste modo, acrescentou, a mesma apresenta-se como uma solução de grande importância social, no que toca aos desafios de dinamização do desenvolvimento e progresso socio-económico das comunidades.

“Só com a melhoria do enquadramento da mulher na economia, de modo a garantir a sua autonomia financeira e emponderamento, se pode galvanizar o desenvolvimento das comunidades”, enfatizou.

Para o alcance deste desiderato, Maria Imaculada Sacuma considerou ser necessário a mobilização desta classe no sentido de apostar no empreendedorismo, através da realização de actividades economicamente rentáveis, com real incidência para os sectores agro-pecuário, comércio e indústria.

A responsável esclareceu ainda, durante o seminário, as vantagens e os mecanismos para se alcançar o sucesso no ramo do empreendedorismo, tendo apelado as organizações afins no sentido de ajudarem as mulheres no seu processo de inclusão na economia.

Por seu turno, o assessor do vice-governador do Huambo para o sector Político, Social e Económico, Pires Feliciano, enalteceu a iniciativa da realização do seminário, por permitir a abordagem de situações e possíveis soluções para os problemas que as mulheres enfrentam no cumprimento do seu papel na economia e na sociedade em geral.

O seminário, no qual participaram mulheres ligadas à religião, política, cultura e outros seguimentos sociais, decorreu no quadro do projecto comunicando pela igualdade do género, tendo servido para debater e recolher contribuições em todos dos desafios da temática a nível da província do Huambo e do município do Bailundo, em particular.

Maria Imaculada Sacuma, licenciada em Gestão de Empresas e mestre em Ciências Empresáriais pela Faculdade de Economia da Universidade José Eduardo dos Santos, na qual é docente, é também coordenadora provincial da Rede dos Balcões Único do Empreendedor (BUE) no Huambo.

O Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade no Género (FMJIG) nasceu em Outubro de 2006 no final do 1º. Encontro Internacional de Mulheres em Angola sobre a participação política das mulheres, co-organizado pela APN e Escritório dos Direitos Humanos em Angola e oficializado em 2010.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 26/06/2020 13:43:45

    Covid-19: ONG oferece material de biossegurança

    Huambo - A Organização Não-governamental People in Need (PIN) ofereceu hoje, sexta-feira, no Huambo, material diverso de biossegurança ao Centro Materno Infantil da Mineira, para proteger os técnicos locais de possíveis contágios de gripe por coronavírus (covid-19).

  • 26/06/2020 12:59:27

    Menor abusada sexualmente pelo cunhado de 45 anos

    Huambo - Uma menor de 12 anos internou, esta semana, numa das unidades sanitárias da província do Huambo, com ferimentos nos órgãos genitais, depois de ser abusada sexualmente pelo cunhado, de 45 anos, soube hoje, sexta-feira, a ANGOP de fonte institucional.

  • 26/06/2020 12:43:40

    Autoridades incineram mais de 300 quilos de liamba

    Huambo - Autoridades da província do Huambo incineraram, esta sexta-feira, 382, 77 quilogramas de estupefaciente (liamba), além de mil e 857 planetas deste mesmo produto, e 17 pedras de cack ou libanga, apreendidos entre 27 de Junho de 2019 à presente data.